*/ Senador de Bras?lia:Revitalização do rio São Francisco
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :12/05/2009
Revitalização do rio São Francisco
 

O SR. PRESIDENTE (Michel Temer) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo Bloco Parlamentar PSB/PCdoB/PMN/PRB.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, em primeiro lugar, cumprimento V.Exa. e o Colégio de Líderes pela decisão tomada hoje de que tão logo votemos essas 2 medidas provisórias e o projeto de lei do cadastro positivo, possamos apreciar a proposta de emenda à Constituição de revitalização do rio São Francisco.

Tivemos um debate acirrado no País, a respeito da transposição do rio São Francisco. Hoje esse é um tema superado, já que o Governo e a iniciativa privada contratada pelo próprio Governo já inicia projeto de transposição do rio São Francisco, o que torna absolutamente urgente e indispensável a revitalização desse rio.

Há 9 anos, Sr. Presidente, Deputado Inocêncio Oliveira, tive a oportunidade de participar de uma expedição com pesquisadores de várias universidades brasileiras, com o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília, com universidade do Sudoeste da Bahia, com técnicos, com artistas, que percorreu o rio São Francisco, de Pirapora até a foz do rio São Francisco, entre os Estados de Alagoas e Sergipe. 

E sou testemunha dos enormes problemas, dos gravíssimos problemas enfrentados pelo rio São Francisco, o Rio da Integração Nacional: desmatamento das matas ciliares, erosão e assoreamento, que muitas vezes impediam que a barca que nos transportava continuasse a sua navegação, exigindo que um empurrador de uma outra cidade viesse para desatracá-la.

A grande maioria das cidades ribeirinhas jogava os seus esgotos in natura no rio. As margens do rio estavam muito distantes daquelas margens originais. Muitos portos, como, por exemplo, em Bom Jesus da Lapa, encontravam-se a 1 quilômetro da margem do rio. A piscosidade do rio São Francisco tinha sido reduzida drasticamente.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, esta Proposta de Emenda à Constituição do Senador Antônio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, que busca criar um fundo de revitalização hidroambiental do Rio São Francisco por um período de 1 ano, que terá assegurado 0,5% do Orçamento da União, excetuados os recursos vinculados pela Constituição, garantirá para obras de restauração, de reflorestamento, de saneamento básico nas margens do São Francisco e em toda a bacia do Rio São Francisco em torno de 300 milhões de reais por ano. 

Na semana passada esta Câmara tomou uma decisão importante ao aprovar o Projeto Transparência, também de um Senador do PSB, o Senador Capiberibe, projeto aliás com grande repercussão na mídia nacional. 

Esta Câmara tem oportunidade novamente de aprovar esta semana um outro projeto de grande repercussão nacional, já que o São Francisco, chamado Rio da Integração Nacional, é um rio adotado carinhosamente por todos os brasileiros e que banha e tem relevância sobre vários Estados, sobre aqueles que fazem parte da sua bacia, como é o caso do Distrito Federal, em que temos o Rio Preto que deságua no Paracatu, que, por sua vez, deságua no São Francisco, como Estados que originalmente não fazem parte da bacia do São Francisco, mas que serão beneficiados por suas águas. 

Portanto, a revitalização do Rio São Francisco é um objetivo nacional e esta Câmara, através dos Líderes, ao compreender isso está aproximando a Câmara dos Deputados, mais uma vez, da vontade do povo brasileiro.

Parabéns, Sr. Presidente, e parabéns aos Líderes. Amanhã será um dia histórico nesta Casa se aprovarmos essa proposta de emenda à Constituição que garante recursos para a revitalização do Velho Chico.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01