*/ Senador de Bras?lia:40 anos dos Correios
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :08/05/2009
40 anos dos Correios
 
A SRA. PRESIDENTA (Rose de Freitas) - Para um breve discurso, concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg, pelo PSB. (Pausa.) 

Convido para compor a Mesa o Sr. José Osvaldo Fontoura de Carvalho Sobrinho, Diretor de Tecnologia dos Correios.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidenta; Sras. e Srs. Parlamentares; Sr. Carlos Henrique Custódio, Presidente dos Correios e Telégrafos; Sr. Juarez Pinheiro Coelho Júnior, Diretor Regional do Espírito Santo; Sr. Ronaldo Takahashi de Araújo, Diretor Comercial; Sr. José Osvaldo Sobrinho, Diretor de Tecnologia; senhoras e senhores funcionários dos Correios: eu serei muito breve.

Em primeiro lugar, cumprimento a Deputada Rose de Freitas e os Deputados Edinho Bez e Tadeu Filippelli pela iniciativa de homenagear essa instituição, que, como disse o Deputado Edinho Bez, é uma das que mais detém a confiança da população brasileira, prestando-lhe um serviço absolutamente indispensável.

Há 40 anos, o modelo postal brasileiro passou por uma revolução: o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT) deu lugar à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), vinculada ao Ministério das Comunicações. 
A revolução empresarial, que começou no dia 20 de março de 1969, foi um marco na história dos Correios, significando o primeiro passo rumo à modernidade. Os 115 mil empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos têm bons motivos para comemorar a data: em 2008, mais uma vez, a empresa registrou lucro operacional.

Embora se comemorem 40 anos da criação da empresa, a história postal brasileira começou a ser escrita 5 séculos atrás, em 1500, com o descobrimento do Brasil pelos portugueses.  A Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal é a primeira operação postal de que se tem registro no País. Oficialmente, o serviço postal, no Brasil, teve início em 1663, com atuação destacada durante o Império. São, portanto, 346 anos que se confundem com a própria história do Brasil um dos primeiros países a utilizar o selo postal, em 1843. 

A atuação da empresa não se restringe ao serviço postal remunerado. Mais do que nunca, os Correios se consolidam como um dos principais agentes da ação social do Governo, atuando na distribuição de livros escolares, no transporte de doações em casos de calamidade, no transporte das urnas eletrônicas em época de eleição, na oferta de serviços financeiros em cidades desprovidas de agências bancárias e em inúmeras outras situações que contribuem para o bem-estar da sociedade.

Sra. Deputada Rose de Freitas, refiro-me, rapidamente, à minha atuação parlamentar na Câmara Federal, em defesa de medidas que vão ao encontro dos anseios dos funcionários e aposentados da ECT. 
Entre as ações, cito: 

1) Mobilização da bancada do PSB para apoiar a rejeição do veto presidencial ao PLC nº 6/2002, que vetou o direito de complementação de aposentadoria, na forma prevista na Lei Orgânica da Previdência Social, a todos os empregados da ECT, ativos, inativos e aos respectivos pensionistas, que tenham sido integrados ou admitidos em seus quadros até 31 de dezembro de 1976.

A rejeição ao referido veto fará justiça aos antigos empregados dos Correios, em sua maioria carteiros, beneficiários da pretendida alteração na Lei nº 8.529/92. 

2) Acatando justo pedido formulado pela Associação dos Profissionais de Níveis Superior, Técnico e Médio da ECT do Distrito Federal — ADCAP/DF, remeti ofício ao Ministro das Comunicações, Sr. Hélio Costa, no sentido de aumentar a participação dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Grupo de Trabalho Interministerial — GTI, constituído por meio de Decreto Presidencial de 22 de outubro de 2008, com a finalidade de elaborar estudos e propor diretrizes para a modernização da empresa. 

Tal pedido justifica-se pelo fato de, na constituição do referido GTI, constar a participação de somente um funcionário da empresa, numa composição de 9 membros. A fim de evitar desequilíbrio na representatividade e, inclusive, para poder dar melhor contribuição, encampei a solicitação dos funcionários da ECT.

Diante da importância que a ECT representa para o País, congratulo-me com todos os dirigentes e funcionários da empresa pelos seus 40 anos de prestação de bons serviços disponibilizados a toda sociedade brasileira. Espero que o Governo Federal reconheça e valorize a carreira dos funcionários e continue o processo de modernização.

Registro os votos de felicidade aos seus dirigentes, a todos o servidores, colocando a Liderança do PSB e a bancada do Partido Socialista Brasileiro à disposição das senhoras e dos senhores, bem como da instituição Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Muito rapidamente, registro o trabalho que venho fazendo no Congresso Nacional, no sentido de sensibilizar os Parlamentares em defesa das causas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e dos seus servidores. Cito, entre eles, o Sr. Moisés Leme da Cunha Neto, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Distrito Federal; do Sr. Leonardo Rezende; do Sr. Joaquim Januário;do Sr. Antônio Carlos; do Sr. Ismael Justo Alves, Vice-Presidente da ADCAP; do Sr. Nésio Nani Reina Filho, Presidente da ADCAP; do Sr. Jackson Luiz Mendes, também membro da ADCAP.

Um grande abraço a todos. Muitas felicidades. Espero que os Correios continuem a ser uma empresa que orgulha a população brasileira, com a prestação de bons serviços disponibilizados a toda a sociedade.

Muito obrigado. (Palmas.)
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01