*/ Senador de Bras?lia:Exclusão da classe artística de Brasília das comemorações do aniversár
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :07/05/2009
Exclusão da classe artística de Brasília das comemorações do aniversário da cidade
 
O SR. PRESIDENTE (Rômulo Gouveia) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, que falará pelo PSB. S.Exa. dispõe de 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Deputado Rômulo Gouveia, que preside esta sessão, Deputado Marcondes Gadelha, prezados Parlamentares, venho aqui fazer um breve registro. Acabo de vir de uma audiência pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e por ela convocada, com o Fórum de Cultura do Distrito Federal, que reúne todas as manifestações culturais da nossa cidade. Teve início já o debate a respeito da comemoração dos 50 anos de Brasília, no ano que vem.

É importante ressaltar que o momento em que nossa cidade, Capital do Brasil e Patrimônio Cultural da Humanidade, completa 50 anos deve ser aproveitado para fazermos profunda reflexão sobre seu futuro. Devemos refletir sobre o papel que Brasília desempenhou até o presente no desenvolvimento de toda a Região Centro-Oeste, mas refletir principalmente sobre que cidade, que região queremos para os próximos 50 anos.

Em relação às questões culturais de Brasília, Deputado Marcondes Gadelha, talvez nenhuma outra cidade no Brasil tenha uma diversidade cultural tão grande. Deputado Rômulo Gouveia, temos aqui a representação de todas as culturas brasileiras: o Boi do Maranhão; o Boi de Parintins; o hip hop; as quadrilhas juninas, da terra do Deputado Marcondes Gadelha, a Paraíba, e do Nordeste brasileiro; temos aqui o popular e o erudito; enfim, nós temos aqui todas as manifestações da música, das artes plásticas, do teatro, da dança.

Há um desconforto e eu diria até uma indignação da classe artística de Brasília, que tem sido excluída dos festejos, das comemorações do aniversário da cidade. Recentemente, Brasília completou 49 anos. Realizamos uma série de eventos no dia 21 de abril e — pasmem V.Exas.! — nenhum grupo de Brasília foi convidado para participar, no dia do aniversário, nos palcos principais da comemoração. Isso é um absurdo! Isso éum desrespeito à cultura local!

A tese que defendemos na Câmara Legislativa é a de que as comemorações do aniversário dos 50 anos de Brasília não devem se reduzir apenas a eventos. Devemos ter atividades ao longo de todo o ano, já a partir de agora, atéo final do ano que vem, atividades que ocorram em todas as cidades do Distrito Federal e não apenas no Plano Piloto, atividades que contemplem toda a diversidade cultural da cidade. Que haja participação desses grupos na formulação das atividades e nas decisões sobre as atividades.

Não podemos fazer uma festa meramente oficial ou chapa branca. Cabe ao Governo, através da Secretaria de Cultura, da BRASILIATUR, abrir espaço para a participação popular, dar a possibilidade paraque essas pessoas participem de fato na elaboração, na concepção de todas as atividades referentes ao aniversário de Brasília.

Essa é uma oportunidade única de se fazer essa reflexão. Esperamos que todo o Distrito Federal se empodere como Capital da República. Temos de deixar muito claro que quando falamos de Brasília, não estamos falando apenas do Plano Piloto, estamos falando de todo o Distrito Federal.

É importante também que a cidade discuta a sua relação com as cidades irmãs do Entorno e que resgate o seu papel de indutora do desenvolvimento regional. E, aí, a questão cultural, sem dúvida nenhuma, cumprirá papel fundamental nessa reflexão, nessa formulação, nessa mobilização da população em torno de uma nova cidade, em torno de um novo desafio: ação do País queremos construir nos próximos 50 anos. E, sem dúvida alguma, Brasília tem contribuição importante a dar na concepção, na formulação desse País que queremos para os próximos 50 anos.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares. 

O SR. PRESIDENTE (Rômulo Gouveia) - Parabenizo V.Exa., que cumpriu religiosamente o tempo previsto
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01