*/ Senador de Bras?lia:Elogios a maior feira de agronegócios do Centro-Oeste
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :20/04/2009
Elogios a maior feira de agronegócios do Centro-Oeste
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria muito que todo o Brasil visse as imagens da Feira Tecnológica do Agronegócio, que aconteceu entre os dias 15 e 18 deste mês no Parque Ivaldo Cenci — PAD-DF. 

A AGROBRASILIA é a maior feira de todo o Centro-Oeste e mostra o que há de mais moderno em tecnologia para o agronegócio no mundo. Por que, Deputado Zequinha Marinho, gostaria que todo o Brasil visse? Porque muitos pensam que Brasília é uma cidade meramente administrativa e desconhecem-na como pólo indutor do desenvolvimento e como vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. 

Quero cumprimentar, de forma muito especial, os produtores rurais, na figura do Sr. João Carlos, Presidente da Cooperativa dos Produtores do PAD-DF — COOPADEF.  Cumprimento também os Srs. Ronaldo Triacca, que organizou a feira, já em sua segunda edição; os Srs. Derci Cenci, Ademar Cenci e Bonato, grandes produtores da região, e o Sr. Joe Valle, Secretário de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo apoio ao evento. Aconteceram diversas atividades e negociações que ajudaram os produtores a superar a crise no agronegócio. 

E eu não posso deixar de registrar a participação dos técnicos da EMATER, que montaram diversos stands ao longo da exposição e realizaram verdadeiros dias de campo com produtores rurais do Distrito Federal e do Entorno sobre noções de manejo correto na agricultura familiar, seja na produção de hortaliças, de frutas, de flores, de leite, enfim, toda a capacidade técnica desta instituição que orgulha a todos os brasilienses.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, mas nem tudo são flores na zona rural do Distrito Federal. Os produtores do Distrito Federal convivem com muitas dificuldades, com uma questão fundiária ainda não resolvida, pois não detêm o certificado de propriedade de suas terras, documento exigido pelo banco, o que dificulta o acesso a financiamento para a produção.

Por isso, apresentamos um projeto a esta Casa e uma emenda a uma medida provisória que tramita nesta Casa, permitindo ao Governo do Distrito Federal a venda direta das terras rurais, como, aliás, fez com os condomínios. Se pôde fazer com os condomínios que foram parcelados irregularmente, por que não fazer com as terras rurais cujos produtores respeitaram a sua destinação?


Mas quero aqui também, Sr. Presidente, Deputado Laerte Bessa, VExa. que é da área de segurança, alertar para a falta de segurança na zona rural do Distrito Federal. Hoje, existe uma reclamação disseminada pelos produtores rurais de que suas fazendas estão sendo regularmente invadidas por bandidos, que colocam em risco não apenas o patrimônio, mas a vida das pessoas que moram no meio rural. Eu, neste momento, cobro providências do Governo do Distrito Federal acerca da melhoria da segurança na zona rural do Distrito Federal. 

Aliás, é importante ressaltar que as reclamações pela falta de segurança não se restringem à zona rural. Os comerciantes do Distrito Federal têm feito reiteradas reclamações pela falta de segurança no Distrito Federal, inclusive, alegando, Deputados, que o Governo do Distrito Federal construiu vários postos policiais e, agora, muitas vezes, os policiais permanecem nesses postos e não circulam mais nas ruas, como antes circulavam em duplas, conhecidas como Cosme e Damião, fazendo a segurança ostensiva da população da cidade.

Portanto, quero cumprimentar os produtores rurais do PADEF por essa belíssima exposição de tecnologia de ponta e, ao mesmo tempo, cobrar providências do Governo do Distrito Federal em relação à segurança do meio rural.


Sr. Presidente, conclamo esta Casa a aprovar a possibilidade de venda direta das terras rurais para os seus legítimos ocupantes.

O SR. PRESIDENTE (Laerte Bessa) Agradeço ao Deputado Rodrigo Rollemberg, do Distrito Federal.

Durante o discurso do Sr. Rodrigo Rolemberg, o Sr. Mauro Benevides, § 2º do artigo 18 do Regimento Interno, deixa a cadeira da presidência, que é ocupada pelo Sr. Laerte Bessa, § 2º do artigo 18 do Regimento Interno.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01