*/ Senador de Bras?lia:Navio de pesquisa científica chega ao Brasil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :08/04/2009
Navio de pesquisa científica chega ao Brasil
 
O SR. PRESIDENTE (Marcelo Ortiz) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg, do PSB, do Distrito Federal.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, venho a esta tribuna noticiar a chegada de importante aquisição para nosso País, que passa a contar com uma plataforma de coleta de dados capaz de atender às demandas da comunidade científica brasileira em relação às pesquisas no Atlântico Sul, em geral, e na Antártica, em particular.

Incorporado à Marinha do Brasil no dia 3 de fevereiro, na cidade de Bremerhaven, na Alemanha, o Navio Polar Almirante Maximiano chegou ao Rio de Janeiro nesta última terça-feira, dia 7 de abril.  Após as adaptações necessárias às realizações de pesquisas na Antártica, como construções de laboratórios, espaços habitacionais, hangar e convés de voo para operar aeronave, o navio suspendeu de Bremerhaven no dia 14 de fevereiro. 

O Navio Polar Almirante Maximiano foi adquirido por meio de convênio assinado em 2008 entre a Marinha do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.

O navio será operado e mantido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, com a supervisão técnico-científica do Centro de Hidrografia da Marinha. O comando é do Capitão-de-Mar-e-Guerra Sérgio Ricardo Segovia Barbosa.

Será empregado prioritariamente nas coletas de dados oceanográficos na região antártica, em apoio aos projetos científicos do Programa Antártico, podendo ser utilizado também tanto em águas jurisdicionais brasileiras como em outras áreas do Atlântico Sul, com a finalidade de coletar dados hidroceanográficos destinados ao aprimoramento das previsões meteorológicas e oceanográficas, bem como da cartografia náutica.

Para atuar segundo o seu conceito de emprego, estão sendo adquiridos, pela Marinha do Brasil, diversos equipamentos científicos e de apoio, com instalação prevista para o corrente ano. O nome Almirante Maximiano é uma justa homenagem ao Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que, como Ministro da Marinha, ao adquirir o Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé, abriu o caminho para a presença do Brasil na Antártica, permitindo a realização da primeira Expedição Antártica Brasileira e o estabelecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz. Essa estação, a partir de então, marca a presença do Brasil naquele continente, na condição de membro do Tratado Antártico, o que nos dá direito a voto nas decisões atinentes àquela região.

Por fim, gostaria que o presente discurso fosse divulgado amplamente pelos meios de comunicação da Câmara dos Deputados.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01