*/ Senador de Bras?lia:Por um novo plano de cargos e salários para PM e Bombeiros do DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :26/02/2014
Por um novo plano de cargos e salários para PM e Bombeiros do DF
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Srs. Senadores, Senador Humberto Costa, Senador Paulo Paim, acabei de acompanhar uma comissão. Na verdade, cheguei um pouco atrasado. O Presidente da Câmara já havia recebido uma comissão de policiais militares e bombeiros militares do Distrito Federal, que estão muito preocupados com o clima de divisão que vive a categoria. Procuraram a ajuda do Presidente da Câmara dos Deputados para que o Governo do Distrito Federal retome o diálogo com os policiais militares e com os bombeiros militares, tendo em vista uma solução para a crise da segurança pública no Distrito Federal.

Está havendo muita falta de habilidade, no nosso entendimento, na condução dada pelo Governo do Distrito Federal. Houve uma assembleia na última semana, que reuniu mais de 10 mil policiais militares, e os oficiais decidiram um conjunto de reivindicações. 

E, logo em seguida, houve outra assembleia convocada pelos oficias, com número muito menor de pessoas, que decidiram no entendimento diverso da assembleia anterior, composta, sobretudo, por praças da Polícia Militar. O fato é que houve um impasse, e o Governo do Distrito Federal resolveu punir um conjunto de policiais militares. 
 
Nós, aqui, estamos no sentido de advogar pelo diálogo, para que seja retomado o ambiente de diálogo, porque, da forma como está, todos perdem: perdem as corporações, perdem os policiais militares e os bombeiros, perde o Governo do Distrito Federal, mas, sobretudo, perde a população do Distrito Federal. 
 
É importante que o Governo do Distrito Federal negocie com o Governo Federal e envie, imediatamente, uma proposta de plano de cargos e salários para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros – e é importante que essa proposta não reflita, apenas, a visão dos oficiais, ou a visão do Comando da Polícia Militar, mas também que possa refletir os anseios dos praças. 
 
Há, de fato, algumas questões que precisam ser modificadas: o Regimento Interno, o Regimento que, ainda, é o regulamento disciplinar, que ainda é o regulamento do Exército. Alguns Estados já construíram um código de ética que tem funcionado com eficiência. Outro dia, tive a oportunidade de dizer, aqui, que, ao contrário de todas as outras profissões, de todas as outras atividades, hoje um soldado passa mais de dez anos para obter uma promoção, e essa promoção nem sempre acontece e, quando acontece, o aumento salarial é irrisório. 
 
Portanto, há questões que precisam ser enfrentadas. Há um mito de que a Polícia Militar do Distrito Federal é a polícia mais bem remunerada do Brasil – já foi, não é mais. Hoje, é a oitava remuneração do País e, se ponderamos com os índices de inflação, o Distrito Federal está na 13ª posição. Portanto, quero aqui fazer um apelo ao Governador em exercício, Tadeu Filippelli: ele tem o poder para fazer isso, no sentido de que possa distensionar esse ambiente, em relação, inclusive, aos policiais...
 
(Soa a campainha.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) – ... que estão detidos, neste momento, para, com isso, construir um ambiente de diálogo, retomar um ambiente de diálogo para que possa ser construída uma solução definitiva.

Quero dizer que, de parte da Bancada federal, nós já nos reunimos, convocamos o Secretário de Segurança Pública, associações representativas dos policiais militares e bombeiros do Distrito Federal. de nossa parte, estamos dispostos a fazer o que for necessário aqui no âmbito do Congresso Nacional, de apreciar e votar com rapidez um novo plano de cargos e salários.

Agora, registrando que é de iniciativa exclusiva do Governo Federal a partir de provocação feito pelo Governo do Distrito Federal a iniciativa de apresentação de um plano de cargos e salários da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. É muito importante essa posição. 

Nós não podemos mais viver com notícias como as que estão veiculadas, hoje, no Correio Braziliense, que são muito ruins para a imagem da cidade de que, na página oficial do Ministério de Turismo da França, eles estão recomendando aos franceses que virão à Copa do Mundo para tomarem cuidado com sequestro relâmpago na Capital. Isso não pode acontecer.
 
Nós temos que retomar o clima de confiança, o clima de segurança, a sensação de segurança, e, para isso, é muito importante que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros estejam trabalhando motivados. A iniciativa para isso, a solução para isso está nas mãos do Governo do Distrito Federal.

Esse o registro que eu gostaria de fazer, Senador Angela Portela, agradecendo ao Senador Humberto Costa por ter cedido esta oportunidade de falar.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01