*/ Senador de Bras?lia:Em defesa dos moradores do Cruzeiro e apresentação de projeto que este
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :27/03/2009
Em defesa dos moradores do Cruzeiro e apresentação de projeto que estende o benefício do seguro-desemprego para empregados domésticos
 
O SR. PRESIDENTE (Jofran Frejat) - Ainda para uma breve comunicação, concedo a palavra, pelo prazo de 5 minutos, ao Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, primeiro quero cumprimentar o Presidente Jofran Frejat, que fica muito bem sentado nesta cadeira, V.Exa. que éum patrimônio da política do Distrito Federal.

Assomo à tribuna na manhã de hoje, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, para tratar de dois temas: primeiro, registrar uma audiência pública ocorrida na Região Administrativa do Cruzeiro, aqui em Brasília, na última quarta-feira, onde mais de 300 moradores se reuniram indignados com a postura arrogante e autoritária do Governo do Distrito Federal, que ameaçou moradores, muitos idosos, que moram ali há mais de 30, 40 anos, pioneiros de Brasília, de derrubar os muros, parte das casas daqueles moradores, além de aplicar uma multa de mais de 500 reais.

Essa atitude está na contramão do momento que vive o País, quando o Presidente da República lança um programa audacioso de construção de 1 milhão de casas populares, o Governo do Distrito Federal, de forma autoritária, arrogante, como disse, ameaça os moradores do Cruzeiro.

É importante ressaltar que esses muros, essas construções estão ali há muitos anos, inclusive foram reconhecidas pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, o que apenas reveste de maior autoritarismo e arrogância a atitude do Governo do Distrito Federal.

Eu quero me solidarizar com a população do Cruzeiro e quero crer que o bom senso acabará prevalecendo e o Governo do Distrito Federal recuará dessa decisão, que é uma agressão aos moradores daquela cidade.

Por fim, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, também quero registrar que apresentei nesta semana um projeto de lei que estende o benefício do seguro-desemprego para empregadas e empregados domésticos.
Todas as profissões são socorridas pelo seguro-desemprego e não podemos admitir que apenas essa profissão, que abriga milhares de trabalhadores em todo Brasil, não tenha esse tipo de proteção.

E é importante ressaltar que em um momento de crise como este, um projeto desses, no meu entendimento, se torna ainda mais relevante. Assistimos aqui a uma série de benefícios e socorros financeiros a bancos e a setores pujantes da economia, com a redução do Imposto de Produto Industrializado, por exemplo, e reconhecemos que isso é importante, mas tão ou mais importante é criar uma rede social de proteção aos menos favorecidos.

No nosso entendimento e no entendimento dos socialistas e do Partido Socialista Brasileiro, esse segmento da população, ao longo de muitos anos e até este momento, ficou excluído do benefício do seguro desemprego, que deve ser estendido às empregadas e aos empregados domésticos.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, espero que esse projeto seja apreciado com agilidade pela Casa em razão da sua importância em relação a este momento de crise econômica, em que precisamos construir ou fortalecer uma rede de proteção social.

Eram essas as minhas palavras, agradeço ao Deputado Jofran Frejat. Se V.Exa. me permite, Presidente Jofran Frejat, aproveito esta oportunidade para fazer um convite a todos os Parlamentares e a todos os Prefeitos, especialmente aos Prefeitos da Região do Entorno do Distrito Federal e aos Vereadores das cidades do Entorno do Distrito Federal para um seminário que será realizado, nesta Casa, na quinta-feira e na sexta-feira da semana que vem, nos dias 02 e 03 de abril. A abertura será a partir das 9h, com a participação prevista dos 4 Governadores da Região Centro-Oeste.

O seminário será promovido pelo Ministério da Integração Nacional com o Governo do Distrito Federal, através da CODEPLAN, e também com o apoio da Câmara dos Deputados para discutir políticas de desenvolvimento regional, especialmente para a região do Distrito Federal e do Entorno.

Hoje há centenas de milhares de trabalhadores que vivem nessas cidades do Entorno, onde há grande contingente de desempregados. Sempre defendemos que as políticas públicas de desenvolvimento devem ser concebidas conjuntamente para o Distrito Federal.

Não podemos nos ater a divisas meramente geográficas. Todos são brasileiros, usufruem da mesma rede de saúde, educação e transportes. Portanto, temos de garantir investimentos, sobretudo no setor produtivo, na área de ciência e tecnologia, de infraestrutura e logística em todas as cidades da região do Entorno, para dotá-las de condições de desenvolvimento e crescimento, com qualidade de vida, como todos queremos.

Portanto, convido de forma muito especial os Prefeitos e Vereadores do Entorno do Distrito Federal para a abertura do seminário a ser realizado na próxima quinta-feira, 2 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares.

O SR. PRESIDENTE (Jofran Frejat) - Agradeço ao Líder Rodrigo Rollemberg as palavras. É sempre um prazer ouvir S.Exa., que têm mostrado permanente preocupação com os menos favorecidos da nossa cidade.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01