*/ Senador de Bras?lia:Aniversário da cidade de Ceilândia
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :26/03/2009
Aniversário da cidade de Ceilândia
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com imensa alegria que subo a esta tribuna para registrar e celebrar antecipadamente o 38º aniversário da cidade de Ceilândia. Concebida inicialmente como destino dos primeiros brasilienses, injustamente chamados de invasores, pelo simples fato de não reunirem as condições econômico-financeiras de ocupar as áreas privilegiadas do Plano Piloto e adjacências, a sigla CEI, que significava Campanha de Erradicação de Invasões, recebeu o acréscimo lândia, designador afetuoso de terra e morada.

Hoje, Ceilândia abriga aproximadamente 380.000 cidadãos e cidadãs do Distrito Federal, que constroem seu destino com trabalho e dignidade. A cidade concentra importantes atividades comerciais, como a Feira Central e a Feira do Produtor Rural. Conta também com pujante vida cultural, em que se destacam a cultura tradicional, manifesta em instituições, como a Casa do Cantador, que realiza todos os anos o Encontro Nacional dos Cantadores Repentistas, bem como a moderna cultura urbana, presente na produção dos grupos de hip-hop, entre tantos outros.

Como todas as cidades brasileiras, Ceilândia luta por melhores condições de vida: seu povo anseia por mais saúde, transporte, educação, lazer e moradia. Anseia igualmente por mais democracia. Do mesmo modo que os moradores das demais cidades do Distrito Federal, o ceilandense reclama o direito de eleger, por via direta, o administrador de sua cidade.

Em virtude disso, apresentei para a apreciação desta Casa proposta de emenda à Constituição que institui eleições diretas para os administradores regionais de todas as cidades do DF. O objetivo de minha proposta é criar as condições para que os administradores não sejam pessoas meramente nomeadas conforme a conveniência política do Governador e sim sejam lideranças comprometidas com a solução das demandas e necessidades mais fundamentais da populações.

A história do Distrito Federal não pode ser contada sem o sofrimento e as glórias dos ceilandenses. Deixo meu abraço fraternal a esses brasileiros que se orgulham de sua cidade, que ajudam a construir um Distrito Federal e um Brasil melhor para todos nós.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01