*/ Senador de Bras?lia:Comentário sobre as três medidas anunciadas pelo presidente da Câmara,
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :23/03/2009
Comentário sobre as três medidas anunciadas pelo presidente da Câmara, Michel Temer
 

O SR. PRESIDENTE (Pastor Pedro Ribeiro) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo PSB. S.Exa. dispõe de até 4 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero comentar 3 medidas anunciadas pelo Presidente Michel Temer ao longo da semana passada.

Em primeiro lugar, a interpretação que o Presidente desta Casa dá à Constituição Federal no que se refere ao trancamento da pauta por medidas provisórias. Registro, como Líder do PSB, que já manifestei minha posição de apoio à interpretação do Presidente Michel Temer, tanto do ponto de vista jurídico quanto do político. 

Do ponto de vista jurídico, é claro que o Constituinte de 1988 procurou, no caráter geral da Constituição, garantir o equilíbrio entre os Poderes, equilíbrio esse que está sendo sacrificado em função do grande número de medidas provisórias que trancam a pauta. Se a medida provisória só pode tratar de matéria de lei ordinária, ela não pode trancar a pauta para a apreciação de projeto de lei complementar, projeto de resolução ou de proposta de emenda à Constituição.

Quero também saudar o Presidente Michel Temer pela sua interpretação sob o ponto de vista político, porque isso propiciará ao Legislativo cumprir a sua tarefa máxima: legislar. S.Exa. deu uma demonstração clara à sociedade do papel desta Câmara, colocando na pauta projetos importantes, polêmicos, que precisam ser apreciados por esta Casa.

Refiro-me ao projeto de lei complementar, de autoria do Senador Capiberibe, que trata da transparência total nas contas públicas; à proposta de emenda à Constituição que consagra o cerrado como patrimônio nacional; à proposta de redução da jornada de trabalho; à PEC que condena e pune o trabalho escravo; à proposta de emenda à Constituição que institui o voto aberto; à proposta de emenda à Constituição que institui o fim do foro privilegiado. Todas essas matérias, que são da maior relevância e precisam ser apreciadas por esta Casa, estavam paradas em função do acúmulo de medidas provisórias.

Quero registrar e criticar a postura da Oposição que, ao questionar no Supremo Tribunal Federal, acaba contribuindo para algo que vem denunciando, quando lhe convém: a judicialização da política. A Oposição demonstra muito claramente que não quer que este Plenário legisle. A decisão do Presidente Michel Temer permite exatamente que a Câmara dos Deputados legisle. 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, também cumprimento o Presidente Michel Temer pela medida, que teve pouca repercussão na mídia, anunciada na reunião de Líderes em sua residência, medida essa da maior importância. S.Exa. definiu o prazo de até 10 dias, antes de a medida provisória começar a trancar a pauta, para o Relator apresentar aos Líderes e a esta Casa o seu parecer sobre determinada medida provisória.

Isso é da maior importância, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, porque, lamentavelmente, há uma enorme demora para designar o Relator de uma medida provisória. Uma vez designado o Relator, esse se reunia com todos os interessados, do ponto de vista econômico-social, com os grupos organizados que tinham interesse na medida provisória, mas só apresentava o seu parecer ao Plenário desta Casa poucos momentos antes da apreciação da matéria, o que não permitia um exame minucioso, cuidadoso e transparente.

Essa decisão do Presidente Michel Temer contribui para ampliar a transparência e para esta Casa debruçar-se, com responsabilidade, sobre temas objeto de medida provisória.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, congratulo-me com o Presidente Michel Temer pelas medidas tomadas.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01