*/ Senador de Bras?lia:Mais recursos para ciência e tecnologia
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :11/03/2009
Mais recursos para ciência e tecnologia
 

A SRA. PRESIDENTA (Vanessa Grazziotin) - Concedo a palavra ao Sr. Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Prezada Presidenta, prezados Parlamentares, primeiro quero registrar artigo publicado pelo jornal Estado de S. Paulo nesta semana sob o título Apoio inédito à inovação. 

A matéria elogia programa desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, o PRIME, que é um programa de inovação para pequenas e microempresas, que destinará 1 bilhão e 300 milhões de reais até 2012 para atender 5.400 microempresas em todo Brasil.

O programa consiste em uma doação, a fundo perdido, de 120 mil reais para empresa com base tecnológica e em conhecimento para desenvolver produtos de alto valor agregado. Também é possível, no ano seguinte, caso haja interesse por parte da empresa, um empréstimo de mais 120 mil reais, a ser pago em 100 parcelas a juro zero. Isso já é feito em todos os países desenvolvidos do mundo, com o objetivo de estimular a inovação nas pequenas e microempresas.

Em função disso, lembro a esta Casa o compromisso do Governo Federal com o Congresso, feito quando da votação do Orçamento, de repor recursos da ordem de 1 bilhão de reais cortados do Ministério da Ciência e Tecnologia. Os cortes foram desde 180 milhões em bolsas do CNPq, fundamentais para a formação de recursos humanos nas áreas estratégicas do País, aos cortes no programa a que acabo de me referir, o Programa de Subvenção Econômica a Projetos de Desenvolvimento Tecnológico nas empresas, além de quase 500 milhões de reais no Programa Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Básicas e Estratégicas.

Aproveito para registrar manifesto, que tem o título Só com investimentos em ciência e tecnologia sairemos fortalecidos dessa crise, no qual cientistas renomados de todo o País fazem um apelo ao Congresso Nacional para que atue junto ao Executivo no sentido de recompor o orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Presidente Obama jávem dando esse exemplo nos Estados Unidos. Recentemente, liberou o financiamento para pesquisas, inclusive com células- tronco naquele país.  A forma mais inteligente e duradoura de sairmos dessa crise é exatamente investirmos em ciência, tecnologia e inovação.

Quero deixar registrado que amanhã virão à Câmara dos Deputados representantes da SBPC Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e da Academia Brasileira de Ciência, que, em visita aos Presidentes da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização e da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, solicitarão apoio para a retomada e recomposição do orçamento da área de ciência e tecnologia.

Nosso País enfrenta enormes desafios: o pré-sal é um deles. Outro é a substituição, por meio de produção nacional, dos insumos da agricultura brasileira que, hoje, embora seja uma grande fonte de emprego é infelizmente uma atividade dependente de insumos estrangeiros. Temos uma longa agenda nas áreas de biotecnologia, de biodiversidade, de agroenergia, de biomassa, de nanotecnologia, enfim, áreas da fronteira do conhecimento que precisam de recursos do Estado a fim de promover o desenvolvimento.

Tenho dito que a política de ciência, tecnologia e inovação não é uma política de Governo, mas de Estado. Só ela será capaz de alçar o Brasil entre os seletos países que desenvolvem tecnologias avançadas nas áreas nuclear, espacial e nas diversas áreas do conhecimento. Não podemos admitir, de forma alguma, qualquer tipo de corte no orçamento da ciência e tecnologia e inovação.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, faço um apelo a todos os Parlamentares desta Casa, bem como ao Ministro do Planejamento e à equipe econômica do Governo para que reponham os recursos destinados à Ciência e Tecnologia, como foi acordado na Comissão do Orçamento. 

Quero registrar — e eu participei da Comissão de Orçamento — que obstruímos a votação numa reunião noturna na Comissão de Orçamento. Em seguida, votamos sem qualquer tipo de obstrução na Comissão e no plenário porque havia o compromisso de a equipe econômica do Governo recompor o orçamento da ciência e tecnologia. 

Agora, aguardamos o cumprimento desse acordo. Um corte substancial do Orçamento, quando o Governo começa a implantar a Lei de Inovação, certamente trará enormes prejuízos ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso País. 

Durante o discurso do Sr. Rodrigo Rollemberg, a Sra. Vanessa Grazziotin, § 2º do art. 18 do Regimento Interno, deixa a cadeira da presidência, que é ocupada pelo Sr. Eliene Lima, § 2ºdo art. 18 do Regimento Interno.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01