*/ Senador de Bras?lia:Homenagem a Claudio Santoro
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :11/03/2009
Homenagem a Claudio Santoro
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) Sra. Presidenta, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de prestar minha homenagem ao insigne maestro Claudio Santoro, falecido há 20 anos, no dia 27 de março, de 1989. Ao mesmo tempo, 2009 é o ano em que o notável compositor, regente, intérprete, pedagogo, pesquisador e administrador completaria 90 anos de idade.

Nascido em Manaus no dia 23 de novembro de 1919, transferiu-se para Brasília em 1962, com o objetivo de chefiar o Departamento de Música da Universidade de Brasília. Em novembro de 1965, no entanto, grave crise se abateu sobre a UnB, com a demissão de 300 professores, determinada pelo governo ditatorial, que não via com bons olhos o ambiente de independência e criatividade intelectual e compromisso com as causas nacionais que vigorava naquela instituição. Entre eles, estava Claudio Santoro, que se viu obrigado a deixar o país.

Não era a primeira hostilidade política que sofria. Já em 1946, no início da Guerra Fria, laureado com uma bolsa de estudos da Fundação Guggenheim, de Nova York, teve o visto de entrada nos Estados Unidos negado, em virtude de sua ligação com o Partido Comunista do Brasil. 

Convidado pelo governo da Alemanha Ocidental, permaneceu em intensa atividade criativa naquele país, a partir de 1966. Santoro retornou a Brasília em 1978 para fundar a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional e retomar suas atividades como professor da Universidade de Brasília.

Seu trabalho foi largamente reconhecido ainda em vida, tendo sido agraciado com inúmeros prêmios e medalhas. Conseguiu, graças ao seu talento e originalidade, conseguiu o feito incrível de se projetar numa época em que todas as atenções estavam voltadas para o monumental Villa-Lobos.

Infelizmente, como aconteceu e continua a acontecer a muitos de nossos criadores cientistas, pensadores, artistas , sua obra é até hoje mais conhecida no exterior do que no Brasil. No último dia 6 de março, Gisèle Santoro, viúva do maestro, promoveu, na sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, um evento que reuniu diversos músicos e foi finalizado com uma exposição multimídia organizada por sua filha, Sonia Santoro.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, os eventos realizados por ocasião dos 90 anos do nascimento e dos 20 anos da morte de Claudio Santoro são uma excelente oportunidade para tornar mais conhecida em nosso país sua extraordinária produção musical. Contribuir para difundir sua obra é, sem dúvida, a melhor forma de prestar reconhecimento aos enormes serviços que Santoro prestou à arte e à cultura nacional.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01