*/ Senador de Bras?lia:Apoio à luta dos professores do Distrito Federal
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :09/03/2009
Apoio à luta dos professores do Distrito Federal
 
O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de manifestar todo o meu apoio aos professores da rede pública do Distrito Federal, que, por meio do seu sindicato, o SINPRO-DF, se encontram em processo de luta para garantir a aplicação de um reajuste salarial mínimo de 19,98%, conforme estabelece a Lei Distrital 4.075, de 2007.

Ontem, o Presidente Lula publicou importante artigo em que realiza um balanço amplamente positivo sobre a extraordinária expansão da rede de escolas técnicas que vem ocorrendo no Brasil, desde o início do seu Governo. O Presidente destacou também os progressos no ensino superior, propiciados tanto pelo REUNI, responsável por substancial ampliação das vagas nas universidades federais, quanto pelo PROUNI, responsável pelo financiamento, via bolsas de estudos, em sua maioria integrais, aos alunos do ensino superior privado que não dispõem dos recursos necessários para custear seus estudos. O artigo do Presidente é, sobretudo, uma reatualização do seu inegável compromisso com a educação do País.

Pois bem, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, se o ensino técnico é digno de todo o empenho do Estado; se o mesmo vale para o ensino superior, público e privado, o que dizer dos compromissos do Estado com a educação básica?

Não é novidade para ninguém que os salários de nossos mestres, em todo o Brasil, não remuneram condignamente sua atividade. A defasagem salarial dos professores chegou a patamares verdadeiramente intoleráveis, o que vem provocando, inclusive, migração significativa e constante de talentos pedagógicos para outras áreas mais bem recompensadas financeiramente. 

Qual o jovem em nosso país que sonha em ser professor, quando percebe que essa éuma carreira em gritante desvantagem salarial, quando confrontada com uma série de outras, que, inclusive, demandam qualificação profissional menos complexa e profunda?

Já temos, hoje em dia, imensa dificuldade de recrutar, em quantidade mínima e com a qualidade necessária, professores de Português e Matemática, e o número daqueles que consideram o magistério como um mero bico, enquanto não surge coisa melhor, é cada vez maior.

Estamos, portanto, nobres colegas Parlamentares, diante de uma verdadeira catástrofe social. Em virtude disso, quero reafirmar meu apoio à luta dos professores do Distrito Federal, que, no próximo dia 11 de março, às 9h30min, em frente ao Buritinga, promovem ato público em favor de suas justas reivindicações. Deixo aqui o meu apelo ao Governo do Distrito Federal para que reveja suas posições, cumpra a lei e atenda ao pleito dos professores.

Sr. Presidente, peço à Mesa ampla divulgação deste pronunciamento.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01