*/ Senador de Bras?lia:Lançamento das diretrizes para a elaboração do programa de Governo PSB
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :04/02/2014
Lançamento das diretrizes para a elaboração do programa de Governo PSB-Rede
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB – DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Muito obrigado, Senador Jorge Viana. Cumprimento V. Exª e os demais Senadores e Senadoras aqui presentes, também desejando-lhes um ano de bastante trabalho, de bastante produtividade, que o Senado possa estar à altura das expectativas da população brasileira.

Mas subo à tribuna na tarde de hoje, Senador Jorge Viana, para fazer um breve registro. Um fato político da maior relevância é protagonizado hoje pelo PSB, pela Rede e pelo Partido Popular Socialista.
 
Agora há pouco, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, PSB e Rede, depois de um debate inaugurado no dia 5 de outubro, fizeram uma coligação programática inovando ao colocar a discussão de um programa de governo à frente de qualquer composição política tradicional que tem sempre, como prioridade buscar tempo de televisão, construir palanques, inaugurando um novo tempo na política brasileira colocando o programa em primeiro lugar.
 
Tivemos, naquele momento, surpreendendo a todo o Brasil, o anúncio dessa aliança, dessa coligação programática. Posteriormente, tivemos a oportunidade de fazermos uma primeira reunião de trabalho em São Paulo, com representantes do PSB, da Rede, aberta à participação virtual de brasileiras e brasileiros em todo o Brasil. Tivemos um debate dividido em grupos e, em seguida, lançamos um site que permitiu, também, mais uma vez, a brasileiras e brasileiros de todo o Brasil darem a sua contribuição para um programa de governo.
 
E, hoje, tivemos, na Câmara dos Deputados, o lançamento deste documento que solicito a inscrição, na íntegra, nos Anais desta Casa, das diretrizes para elaboração do programa de governo da aliança PSB/Rede. Ainda pela manhã, antes do lançamento formal deste documento, foi apresentado ao Presidente do Partido Popular Socialista, Deputado Roberto Freire, que, a partir de agora, também passa a integrar esse conjunto de partidos que estão fazendo esse debate programático em torno de um futuro melhor para o Brasil.

Tive a oportunidade, naquela ocasião da aliança PSB/Rede, em outubro, de frisar que aquela coligação programática se dava em torno de três eixos básicos, o reconhecimento de que o Brasil tinha avançado, tinha conquistado importantes avanços ao longo dos últimos anos e que deveríamos garantir esses avanços e buscar avançar muito mais. Avanços iniciados do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e, que fazíamos oposição, mas reconhecido como avanço que é o avanço da estabilidade econômica.
 
Reconhecemos também os inúmeros avanços reconquistados no governo do Presidente Lula, com a nossa ajuda do PSB, no Ministério, participando do seu governo ou no Congresso Nacional e que promoveu a inclusão social de milhões de brasileiros. Mas entendíamos que precisamos avançar muito mais. E o Brasil, este modelo, este pacto político vigente já não representa mais o pacto social que está nas ruas e que foi demonstrado de forma muito clara com as manifestações de junho. Portanto, há de vir um novo tempo em que se garantam as conquistas já realizadas, mas que possamos promover outras conquistas.
 
Dizíamos também naquele momento que outro eixo fundamental dessa aliança era a radicalização da democracia, o aprofundamento da democracia. Vivemos o maior período da democracia brasileira de nossa história recente, mas é muito importante que possamos compreender que os recursos tecnológicos, o avanço da população, o avanço dos meios de comunicação tornam a nossa democracia representativa nos moldes em que está hoje superada e, portanto, nós precisamos avançar numa reforma do estado, numa reforma política que efetivamente aprofunde a democracia.
 
O terceiro eixo importante era de aprofundar o desenvolvimento sustentável. Vivemos num país em que parece que voltamos aquele mesmo perfil de ainda quando éramos colônia. Cada vez mais as commodities agrícolas, ocupando um papel de relevância nas exportações brasileiras. Somos um país com vocação agrícola e queremos continuar sendo, mas queremos ter uma agricultura sustentável, altamente tecnológica, extremamente produtiva, mas também queremos ter uma base industrial com muita agregação de valor, com muita agregação de conhecimento como devem ser os países avançados. Portanto, a busca do desenvolvimento sustentável é um terceiro eixo fundamental.
 
E é para dar a contribuição ao alto nível do debate que o PSB e Rede, apresentam hoje à população brasileira as diretrizes para elaboração do programa de governo desta aliança, que tem cinco pontos principais: o estado e a democracia de alta intensidade, a economia para o desenvolvimento sustentável, educação, cultura e inovação um forte enfoque - a prioridade na educação, na qualidade da educação no momento em que o Brasil assiste envergonhado aos números de aumento do analfabetismo no nosso País. É uma vergonha que, em pleno século XXI, tenhamos um Governo que não deu conta de reduzir o analfabetismo. Ao contrário disso, há 300 mil novos analfabetos no Brasil.
 
Quarto item: "políticas sociais e qualidade de vida”. E, finalmente, "novo urbanismo e o pacto pela vida”. Há necessidade de uma profunda reforma urbana que torne a vida das nossas cidades melhor, com qualidade de vida, com investimento em transporte coletivo de qualidade, com uma cultura de paz e educação também de qualidade.
 
Ao apresentar essa contribuição à Nação brasileira, nós queremos protestar contra a forma como alguns militantes, utilizando inclusive a página oficial do Partido político, se referiram ao pré-candidato, ao Presidente do nosso Partido, de forma desrespeitosa, agressiva, violenta. Queremos deixar registrado, como disse o nosso Presidente hoje, que teremos uma paciência revolucionária para não responder aqueles que já não têm mais causa, que não têm mais o que defender e, portanto, passam a atacar a honra dos nossos dirigentes.
 
Queremos fazer um debate de alto nível, um debate sobre o futuro do Brasil, sobre o que precisamos fazer efetivamente na educação, na economia, na mobilidade urbana, nas políticas de segurança que possam efetivamente garantir uma melhor qualidade de vida para a população brasileira. É essa contribuição. É uma contribuição programática que PSB, Rede e – a partir de hoje – também PPS querem oferecer à população brasileira. Tenho dito que eu, pessoalmente, tenho uma grande expectativa com relação a essa aliança entre PSB e Rede, à união dessas duas grandes lideranças políticas.
 
(Soa a campainha.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) – ... com trajetórias distintas, mas ambas vindas do meio do povo, com muita legitimidade no meio do povo, que são Eduardo Campos e Marina Silva. O trinômio "inovação, sustentabilidade e transparência” vai reger a política nos próximos anos. Não é por acaso que tivemos um excelente Ministro da Ciência e Tecnologia e uma excelente Ministra do Meio Ambiente como os dois grandes protagonistas dessa aliança.

Essa aliança já começa diferente ao colocar que o programa de governo é a discussão do País como primeiro pilar de uma união e já o faz com a participação da população. Não é um programa oferecido à população brasileira, é um programa feito com a população brasileira, com a participação efetiva da população.
 
(Interrupção do som.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) – ...brasileira, dando a (Fora do microfone.) sua contribuição através da sua experiência, do seu dia a dia, na sua luta pela sobrevivência, no seu enfrentamento das dificuldades da vida na cidade, da vida que vem perdendo qualidade de vida e que vem reduzindo o otimismo da população brasileira.
É com a colaboração dos trabalhadores da cidade e dos agricultores familiares, daquelas populações que não são vistas pelo Governo, como as populações indígenas e as populações quilombolas, com a contribuição dos empresários, com a contribuição da academia, com a contribuição do setor produtivo, com a contribuição dos sindicatos, com a contribuição da sociedade civil, com a contribuição de toda a diversidade brasileira, que apresentamos hoje ao Brasil as Diretrizes para a Elaboração do Programa de Governo da Aliança PSB-Rede.
 
(Soa a campainha.)
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) – Ainda não é um programa de governo definitivo. O programa de governo será construído agora a partir de outras contribuições dos diversos Estados, trazendo também o olhar da diversidade regional.

Eu quero aqui, neste momento em que anuncio este fato histórico do lançamento deste documento e da incorporação do PPS a essa aliança, solicitar formalmente, Senador Jorge Viana, que possam constar, nos Anais do Senado Federal, na íntegra, as Diretrizes para a Elaboração do Programa de Governo da Aliança PSB-Rede. 
 
Muito obrigado, Sr. Presidente.

DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR RODRIGO ROLLEMBERG EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida: - Diretrizes para a Elaboração do Programa de Governo da Aliança PSB-Rede.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01