*/ Senador de Bras?lia:ARUC ganha status de Patrimônio Cultural e Imaterial
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :19/02/2009
ARUC ganha status de Patrimônio Cultural e Imaterial
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com imensa alegria que compareço a esta tribuna para saudar a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro — ARUC, que, no dia 16 de fevereiro, segunda-feira última, em virtude de decreto assinado pelo Governador José Roberto Arruda, conquistou o status de Patrimônio Cultural e Imaterial. Esse título, que já havia sido concedido, com toda a justiça, ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Boi de Seu Teodoro, o Clube do Choro, o Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira e a Via-Sacra de Planaltina, presta agora o devido reconhecimento a uma instituição que é parte fundamental da história de Brasília.

A mais antiga agremiação carnavalesca do DF nasceu em 21 de outubro de 1961, quando a nova Capital, fundada ano e meio antes, ainda tomava suas primeiras formas. A ARUC enlaça duas dimensões essenciais do Brasil: de um lado, a tradição e a cultura popular, representadas pelo carnaval; de outro, a modernidade e a cultura erudita, representadas pelo sonho desenvolvimentista de JK e a obra de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. 

A ARUC faz o coração da cidade planejada bater mais forte: a funcionalidade e a simetria das vias públicas são subvertidas pela exuberância do samba e o sério e o previsível abrem alas para o riso e a criatividade.
É em grande medida graças à ARUC que, além dos carnavais do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife etc., pode-se dizer que há um carnaval de Brasília com um jeito próprio, nosso, de celebrar a maior festa popular do País.

Como Secretário de Turismo, Lazer e Juventude do Distrito Federal, entre os anos de 1994 e 1998, durante o mandato do então Governador Cristovam Buarque, uma de minhas prioridades foi a revitalização do carnaval de Brasília, com a retomada dos desfiles das escolas de samba e o apoio efetivo a todas as agremiações. Em função disso, meus laços com a comunidade carnavalesca, em geral, e com a ARUC, em particular, se fortaleceram ainda mais.

Tenho enorme orgulho de ser visto no Distrito Federal como Parlamentar comprometido com o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental, a justiça social e tantas outras causas prioritárias. Tenho também imenso orgulho de ser reconhecido como verdadeiro amigo do carnaval da cidade.

Este ano a ARUC sai com o samba-enredo O gavião abre as asas para Joãozinho Trinta, numa homenagem mais que merecida ao carnavalesco-mor do Brasil. E, atendendo a um convite carinhoso dos amigos da ARUC, vou juntar os meus passos na avenida aos dessa gloriosa agremiação!

Deixo aqui os meus parabéns à ARUC e um abraço fraternal ao Moa, Abelardo, Vareta, Paulão, Hélio, Careca, Antonio Lustosa, Neide de Paula, Lunardi, Manoel Brigadeiro, Paraíba, Dilson Marimba, Mestre Branca, Valter e Simone e tantos e tantos outros que fazem a força e a graça da mais antiga escola-de-samba do Distrito Federal.

Muito obrigado!
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01