*/ Senador de Bras?lia:ARUC ganha status de Patrimônio Cultural e Imaterial
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :19/02/2009
ARUC ganha status de Patrimônio Cultural e Imaterial
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com imensa alegria que compareço a esta tribuna para saudar a Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro — ARUC, que, no dia 16 de fevereiro, segunda-feira última, em virtude de decreto assinado pelo Governador José Roberto Arruda, conquistou o status de Patrimônio Cultural e Imaterial. Esse título, que já havia sido concedido, com toda a justiça, ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Boi de Seu Teodoro, o Clube do Choro, o Ideário Pedagógico de Anísio Teixeira e a Via-Sacra de Planaltina, presta agora o devido reconhecimento a uma instituição que é parte fundamental da história de Brasília.

A mais antiga agremiação carnavalesca do DF nasceu em 21 de outubro de 1961, quando a nova Capital, fundada ano e meio antes, ainda tomava suas primeiras formas. A ARUC enlaça duas dimensões essenciais do Brasil: de um lado, a tradição e a cultura popular, representadas pelo carnaval; de outro, a modernidade e a cultura erudita, representadas pelo sonho desenvolvimentista de JK e a obra de Lucio Costa e Oscar Niemeyer. 

A ARUC faz o coração da cidade planejada bater mais forte: a funcionalidade e a simetria das vias públicas são subvertidas pela exuberância do samba e o sério e o previsível abrem alas para o riso e a criatividade.
É em grande medida graças à ARUC que, além dos carnavais do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife etc., pode-se dizer que há um carnaval de Brasília com um jeito próprio, nosso, de celebrar a maior festa popular do País.

Como Secretário de Turismo, Lazer e Juventude do Distrito Federal, entre os anos de 1994 e 1998, durante o mandato do então Governador Cristovam Buarque, uma de minhas prioridades foi a revitalização do carnaval de Brasília, com a retomada dos desfiles das escolas de samba e o apoio efetivo a todas as agremiações. Em função disso, meus laços com a comunidade carnavalesca, em geral, e com a ARUC, em particular, se fortaleceram ainda mais.

Tenho enorme orgulho de ser visto no Distrito Federal como Parlamentar comprometido com o desenvolvimento econômico, a preservação ambiental, a justiça social e tantas outras causas prioritárias. Tenho também imenso orgulho de ser reconhecido como verdadeiro amigo do carnaval da cidade.

Este ano a ARUC sai com o samba-enredo O gavião abre as asas para Joãozinho Trinta, numa homenagem mais que merecida ao carnavalesco-mor do Brasil. E, atendendo a um convite carinhoso dos amigos da ARUC, vou juntar os meus passos na avenida aos dessa gloriosa agremiação!

Deixo aqui os meus parabéns à ARUC e um abraço fraternal ao Moa, Abelardo, Vareta, Paulão, Hélio, Careca, Antonio Lustosa, Neide de Paula, Lunardi, Manoel Brigadeiro, Paraíba, Dilson Marimba, Mestre Branca, Valter e Simone e tantos e tantos outros que fazem a força e a graça da mais antiga escola-de-samba do Distrito Federal.

Muito obrigado!
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01