*/ Senador de Bras?lia:Aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :13/10/2009
Aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com grande satisfação que registro o 57º aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se comemora nesta quarta-feira, 14 de outubro.

Fundada em 1952, a importância da CNBB está na proporção direta da enorme presença na vida dos brasileiros da religião católica. No entanto, a influência e o prestígio dessa instituição transcendem em muito o âmbito estritamente eclesiástico. A CNBB é, com efeito, um ator primordial da vida social, cultural e política do Brasil.

Infensos a partidarismos ou ideologismos estreitos, os bispos do Brasil têm atuado firmemente, nesses 57 anos, para promover os valores da solidariedade, da democracia e da justiça social.

Peço a V.Exa. ampla divulgação de meu discurso nos órgãos de comunicação da Casa.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) V.Exa. será atendido.

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com grande satisfação que registro o quinquagésimo sétimo aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se comemora nesta quarta-feira, 14 de outubro.

Fundada em 1952, essa é uma instituição essencial da estrutura da Santa Sé. Integrada por bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos titulares e prelados da igrejas orientais católica, a importância da CNBB está na proporção direta da enorme presença na vida dos brasileiros da religião católica apostólica romana.

No entanto, a influência e o prestígio dessa instituição transcendem em muito o âmbito estritamente eclesiástico. A CNBB é, com efeito, um ator primordial da vida social, cultural e política do Brasil. Infensos a partidarismos ou ideologismos estreitos, os bispos do Brasil têm atuado firmemente, nesses 57 anos, para promover os valores da solidariedade, da democracia e da justiça social. 

Essa atuação transparece a cada ano durante a Campanha da Fraternidade, que, desde 1963, conclama o conjunto da sociedade brasileira à reflexão e à ação, a partir da proposição de temas fundamentais para uma vida mais digna para todos, fundada em princípios morais elevados e na prosperidade cultural e material.

Nessas mais de quatro décadas e meia, os lemas da Campanha da Fraternidade contribuem para o despertar da consciência nacional para problemas e desafios de primeira ordem. Entre tantos outros, podem ser citados os seguintes: A Serviço da Vida e da Esperança, de 1998, dedicado à Educação; Sem Trabalho... Por quê?, de 1999, alertando para a situação dos desempregados; Dignidade Humana e Paz, de 2000, voltado à divulgação dos objetivos do milênio; Água, Fonte da Vida, de 2004, ressaltando a necessidade de uma correta gestão e utilização dos recursos hídricos; A Paz é fruto da Justiça, de 2009, sublinhando os vínculos entre a promoção da justiça social e um ambiente social menos marcado pela violência.

O caminho para a construção de um Brasil mais próspero e fraterno não é obra somente de um segmento, grupo ou partido político e sim da ação permanente e concertada de indivíduos, coletividades e instituições. Entre elas, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil é, sem dúvida, uma das mais relevantes.

Deixo aqui as minhas felicitações e meu abraço fraternal a todos os bispos brasileiros, tão bem representados por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e atual presidente da CNBB.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01