*/ Senador de Bras?lia:Aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :13/10/2009
Aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
 
O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é com grande satisfação que registro o 57º aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se comemora nesta quarta-feira, 14 de outubro.

Fundada em 1952, a importância da CNBB está na proporção direta da enorme presença na vida dos brasileiros da religião católica. No entanto, a influência e o prestígio dessa instituição transcendem em muito o âmbito estritamente eclesiástico. A CNBB é, com efeito, um ator primordial da vida social, cultural e política do Brasil.

Infensos a partidarismos ou ideologismos estreitos, os bispos do Brasil têm atuado firmemente, nesses 57 anos, para promover os valores da solidariedade, da democracia e da justiça social.

Peço a V.Exa. ampla divulgação de meu discurso nos órgãos de comunicação da Casa.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Magalhães Neto) V.Exa. será atendido.

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com grande satisfação que registro o quinquagésimo sétimo aniversário de fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se comemora nesta quarta-feira, 14 de outubro.

Fundada em 1952, essa é uma instituição essencial da estrutura da Santa Sé. Integrada por bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos titulares e prelados da igrejas orientais católica, a importância da CNBB está na proporção direta da enorme presença na vida dos brasileiros da religião católica apostólica romana.

No entanto, a influência e o prestígio dessa instituição transcendem em muito o âmbito estritamente eclesiástico. A CNBB é, com efeito, um ator primordial da vida social, cultural e política do Brasil. Infensos a partidarismos ou ideologismos estreitos, os bispos do Brasil têm atuado firmemente, nesses 57 anos, para promover os valores da solidariedade, da democracia e da justiça social. 

Essa atuação transparece a cada ano durante a Campanha da Fraternidade, que, desde 1963, conclama o conjunto da sociedade brasileira à reflexão e à ação, a partir da proposição de temas fundamentais para uma vida mais digna para todos, fundada em princípios morais elevados e na prosperidade cultural e material.

Nessas mais de quatro décadas e meia, os lemas da Campanha da Fraternidade contribuem para o despertar da consciência nacional para problemas e desafios de primeira ordem. Entre tantos outros, podem ser citados os seguintes: A Serviço da Vida e da Esperança, de 1998, dedicado à Educação; Sem Trabalho... Por quê?, de 1999, alertando para a situação dos desempregados; Dignidade Humana e Paz, de 2000, voltado à divulgação dos objetivos do milênio; Água, Fonte da Vida, de 2004, ressaltando a necessidade de uma correta gestão e utilização dos recursos hídricos; A Paz é fruto da Justiça, de 2009, sublinhando os vínculos entre a promoção da justiça social e um ambiente social menos marcado pela violência.

O caminho para a construção de um Brasil mais próspero e fraterno não é obra somente de um segmento, grupo ou partido político e sim da ação permanente e concertada de indivíduos, coletividades e instituições. Entre elas, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil é, sem dúvida, uma das mais relevantes.

Deixo aqui as minhas felicitações e meu abraço fraternal a todos os bispos brasileiros, tão bem representados por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana e atual presidente da CNBB.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01