*/ Senador de Bras?lia:Importância da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :19/10/2009
Importância da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG Sr. Presidente, antes de V.Exa. iniciar o Pequeno Expediente, eu gostaria de solicitar a palavra como Líder.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) Como depois não temos, encerramos aquele período das comunicações como Líder, e vamos passar para o Pequeno Expediente. Mas, antes, passamos a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg, que falará pelo bloco PSB/PC do B/PMN/PRB.

S.Exa. dispõe de até 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero registrar, com muita alegria, a abertura hoje da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tivemos um bonito evento, agora pela manhã. Uma grande exposição de ciência e tecnologia está montada na Esplanada dos Ministérios, em frente ao Museu da República, com a participação do Ministro Sérgio Resende, com a participação do Presidente do CNPq, de diversos presidentes de instituições, ocasião em que também foi lançado o selo comemorativo alusivo à 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

Vinte mil eventos, Sr. Presidente, que serão realizados simultaneamente, ao longo desta semana, em mais de 500 Municípios, reunindo mais de mil instituições de caráter científico, fazendo um verdadeiro mutirão de divulgação científica e de popularização da ciência. Digo isso com muita alegria, Sr. Presidente, porque tive a oportunidade, como Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2004, de iniciar esta semana, de realizar e coordenar a Primeira e a Segunda Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Mas quero aqui registrar a grande participação, a valiosíssima participação do professor físico Ildeu de Castro Moreira, que é o Diretor do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência, que é um dos grande mobilizadores, um dos grandes articuladores dessa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e foi uma das pessoas mais competentes com que tive o prazer de trabalhar até este momento. Realmente, uma pessoa da maior categoria, uma pessoa de grande espírito público, de um grande compromisso com a ciência brasileira e que também se destaca como grande mobilizador. 

Esta semana só acontece graças ao envolvimento de centenas de universidades, de institutos de pesquisa, de instituições, como a Embrapa, como diversos institutos de pesquisa vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, que abrem suas portas, mostrando desde as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas áreas fronteiras do conhecimento, como nanotecnologia, biotecnologia, biomassa, como as tecnologias sociais, que estão sendo desenvolvidas e implementadas em nosso País em benefício da população mais pobre.

Não poderia deixar de cumprimentar, nesse momento também, o atual Secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, Joe Valle, que é um companheiro do Distrito Federal e que vem dando continuidade a essas ações de divulgação científica e de fusão e popularização da ciência com grande impacto em todo o Brasil.

Fiquei muito feliz ao ouvir do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que as escolas que estão participando das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das escolas públicas játiveram um rendimento 5% superior no que se refere ao desempenho e no que se refere à matemática.

Também essa olimpíada foi iniciada por nós. No primeiro ano tivemos a participação de 10 milhões de estudantes em todo o Brasil. Hoje, o Ministro anunciou que, nesse final de semana estarão acontecendo a segunda etapa das provas com a participação de 99% dos municípios brasileiros envolvendo 19 milhões de alunos em todo o Brasil. Isso significa 10% do total da população brasileira, um contingente enorme de jovens que estão dedicados coletivamente a estudar matemática, se preparar para a matemática para participar dessa olimpíada brasileira. 

São ações como essa que despertam interesse pelo conhecimento científico, pelas carreiras científicas e que podem produzir, a médio prazo, uma quantidade maior de cientistas para o nosso País essencial para promover o desenvolvimento sustentável com base na inovação tecnológica. 

Portanto, parabéns ao Ministro Sérgio Rezende, ao Secretário Joe Valle e ao professor Ildeu de Castro Moreira pela realização da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Parabéns a todas as instituições e municípios que aderiram a esse movimento e estão fazendo esse conjunto de ações que vão transformar o Brasil.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01