*/ Senador de Bras?lia:Inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
 
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Atualizado em :18/02/2009
Inauguração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tive a honra de participar no dia 17 de fevereiro, terça-feira última, da inauguração do câmpus de Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Os recursos destinados às instalações e ao financiamento das atividades do instituto são da ordem de R$ 5,5 e incluem os 30 professores contratados em 2008 e mais 30, a serem contratados até 2010.

O instituto, criado como Escola Agrícola em 1958 e mais tarde transformado em Escola Técnica federal, oferecerá a cerca de mil alunos a oportunidade de uma formação de alta qualidade, em cursos técnicos de nível médio de Agropecuária, Agroindústria e Guia de Turismo. Sua implantação se insere num programa extraordinário de ampliação do números de escolas técnicas (Etecs) Brasil afora: até 2002, havia 140 Etecs em funcionamento em todo o país; ao final de 2010, serão mais de 350.

Este é o maior crescimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica da história do país, que inclui a interiorização como um de seus aspectos qualitativos primordiais. Isso implica que, a par de grandes centros urbanos, estão sendo também contemplados cidades de menor porte, várias delas próximas a áreas rurais. Ao final do processo, as matrículas nas Etecs em todo o país terão saltado de 160 mil, em 2003, para 500 mil, em 2010.

Esta iniciativa do governo Lula representa uma abordagem inteligente e efetiva de um velho problema da educação brasileira: a dissociação entre os conteúdos curriculares e as demandas do mercado de trabalho. São inúmeros os estudantes brasileiros que abandonam o ensino médio pela falta de perspectivas profissionais associadas à formação escolar. Segundo dados do Ministério da Educação, a evasão em cursos técnicos é muito inferior àquela observada em cursos regulares.

Além disso, em muitos casos o grau de empenho dos alunos nos cursos regulares também é preocupante: como o conhecimento ministrado parece desprovido de relevância e utilidade, o empenho em aprender tende a ser relativamente pequeno, o que acaba por repercutir em índices de repetência consideráveis, na média bem superiores àqueles verificados nas Etecs. Dessa forma, com a implantação de novas Etecs, ganha o país, que passa a contar com um contingente crescente de trabalhadores com excelente qualificação; e ganham os brasileiros, que veem em muito ampliadas suas chances de colocação no mercado de trabalho.

Meus cumprimentos ao presidente Lula e ao ministro Fernando Hadad por este programa que é, sem dúvida, um dos pontos fortes deste governo e uma contribuição inestimável e duradoura à educação brasileira. Meu abraço fraternal e meus votos de um excelente trabalho ao reitor Garabed Kenchian, aos professores, ao corpo administrativo e aos alunos do câmpus de Planaltina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

Muito obrigado.

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