*/ Senador de Bras?lia:Pronunciamento contrário às rigorosas medidas do Governo italiano cont
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :09/02/2009
Pronunciamento contrário às rigorosas medidas do Governo italiano contra a imigração clandestina
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF e Como Líder. Sem revisão do orador.) - Agradeço a benevolência de V.Exa. e do Regimento Interno da Casa.

O SR. PRESIDENTE (Marcelo Ortiz) - Estou cumprindo o Regimento. Não sou benevolente.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, em primeiro lugar, quero me associar às palavras do Líder do PSOL, Deputado Ivan Valente, no que se refere ao repúdio à decisão do Governo italiano de estimular que médicos denunciem ao Estado imigrantes que porventura deem entrada nos hospitais italianos. Isso vai contra o processo de globalização, tão defendido pelo mundo desenvolvido, que só a defende quando isso interessa ao capital financeiro e especulativo, ao capital daqueles países. Quando é para oferecer oportunidades a todos, vemos medidas como essa, que devem ser condenada. E, como disse o Deputado Ivan Valente, são medidas que lembram o período do fascismo, que todos queremos que jamais volte a existir na história deste planeta.

Mas subo à tribuna na tarde de hoje para cumprimentar o Presidente Lula e o Governador do Distrito Federal pela decisão de ampliar os investimentos em infraestrutura, especialmente na área de saneamento básico, na área de moradia no Distrito Federal.

O Distrito Federal tem um problema sério: carência de infraestrutura urbana, sobretudo em assentamentos que surgiram de forma irregular ao longo dos últimos anos, mas onde hoje habitam centenas de milhares de pessoas, que vivem em condições muito ruins, embora tão próximas do Palácio do Planalto. Refiro-me a locais como Condomínio Sol Nascente, Condomínio Pôr-do-Sol, Estrutural, Condomínio Mestre D'Armas, Arapoanga, Itapoã, onde centenas de milhares de brasilienses trabalhadores muitas vezes residem sem ter água encanada, sem ter redes e estações de tratamento de esgoto, sem ter escolas, enfim, sem ter o básico de infraestrutura urbana.

Portanto, quero cumprimentar o Presidente Lula que dá sinal verde para que a Caixa Econômica Federal possa financiar até o total de 284 milhões de reais para obras de infraestrutura nessas localidades do Distrito Federal.

É importante ressaltar que a bancada do Distrito Federal — e aqui está um digno representante dela, o Deputado Osório Adriano — já vem demonstrando preocupação em prover essas localidades de infraestrutura adequada para uma boa qualidade de vida.

É por isso que, ao longo desses 2 anos, a bancada do Distrito Federal tem destinado recursos também para obras de infraestrutura nessas localidades, como também tem apoiado essas iniciativas do Governo do Presidente Lula, com apoio do Governo local, de dotar essas cidades citadas — Estrutural, Itapoã, Mestre D'Armas, Arapoanga, Condomínio Pôr-do-Sol, Condomínio Sol Nascente, Expansão de Samambaia etc. — da infraestrutura necessária.

Quero também aqui cumprimentar o Presidente Lula pela sinalização positiva que dá para empréstimo de 600 milhões de reais, pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social — BNDES, para a ampliação do metrô — não apenas para compra de novos vagões, mas também para expansão de linhas.

Nós todos que moramos nesta cidade, e dela gostamos, estamos cada vez mais preocupados com a mobilidade urbana. Sabemos da necessidade de se garantir um transporte coletivo de boa qualidade. Nós já temos mais de 1 milhão de carros nesta cidade, o que fez com que uma das características de Brasília, o trânsito fluente e tranquilo a qualquer hora do dia ou da noite, tenha se tornado, em algumas horas, insuportável, sobretudo nos deslocamentos desde algumas cidades satélites até o Plano Piloto.

É claro que, em pleno século XXI, uma das alternativas mais modernas, menos poluentes e mais econômicas de transporte de grandes contingentes humanos é o metrô. Portanto, queremos registrar com satisfação esse investimento, que também já foi apoiado pela bancada do Distrito Federal, pois, com emendas de bancada, nós conseguimos garantir, no ano de 2007, a liberação de 30 milhões de reais — eu era o coordenador da bancada do Distrito Federal naquela ocasião — para a conclusão das estações do metrô na cidade de Ceilândia.

Precisamos também, Deputado Osório, garantir a mobilidade urbana com ciclovias e ciclofaixas, sobretudo em uma cidade como Brasília, horizontal. Temos que permitir que o cidadão possa se deslocar para a sua escola, para o seu local de trabalho, ou, simplesmente, utilizar de forma segura a bicicleta para seu lazer

Devemos estimular que o Governo do Distrito Federal e as empresas de todo o País possam prover de bicicletários as cidades, a fim de que esse transporte que contribui para a mobilidade urbana aqui possa ser garantido com eficiência.

Quero ainda cumprimentar o Presidente Lula por outras obras que também vêm contando com o apoio da bancada do Distrito Federal — eu, pessoalmente, empenhei-me para que garantíssemos recursos para a conclusão dessas obras. Uma delas é a duplicação da BR-020, que liga o Distrito Federal à cidade de Formosa. Uma parte dela foi ampliada — estamos ampliando essa duplicação — , o que facilitará bastante o trânsito entre o Distrito Federal e Formosa, um dos vetores do nosso desenvolvimento regional.

Essa importante obra foi fruto de emenda da bancada do Distrito Federal, emendas liberadas pelo Governo Federal, que agora se compromete em liberar montante maior para sua conclusão.

Mais uma vez, quero agradecer ao Presidente Lula e à Ministra Dilma Rousseff a liberação de recursos para melhorias e adequações na BR-450, no trajeto que liga o Balão do Torto ao viaduto do Park Shopping. Essa via é extremamente importante, porque faz parte do futuro anel viário do Distrito Federal, garantindo o transporte de veículos pesados, sobretudo ônibus e caminhões, proibidos de passar pela área do Plano Piloto. Com a ampliação dessa BR será facilitado o transporte pesado, diminuindo os engarrafamentos na região central do Distrito Federal.

Estamos vivendo um momento de crise, que será menor se o Governo souber gastar os recursos públicos em áreas estratégicas. E as áreas estratégicas, sem dúvida nenhuma, são as de infraestrutura e logística, sobretudo no que se refere a transporte, energia e telecomunicações.

Esses investimentos, além de dotarem o País de toda uma infraestrutura para melhor circulação das mercadorias, também geram emprego, tanto no processo de construção, como, depois, na expansão dos empreendimentos comerciais, que então contarão com infraestrutura mais adequada.

Quero cumprimentar o Governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que ao longo da sua gestão vem construindo um relacionamento positivo com o Governo Federal, e registrar essa postura republicana, correta, do Governo do Presidente Lula, da Ministra Dilma Rousseff, que tratam todas as Unidades da Federação de forma correta e adequada, sempre colocando os interessas da população, sobretudo a mais pobre, acima de qualquer eventual diferença política ou partidária.

Com isso, ganha a política neste momento, quando um de seus grandes desafios é o resgate da política como instrumento de melhoria da qualidade de vida da população; e ganha a população, que terá em seu benefício um conjunto de obras que garantirá melhor qualidade de vida para todos no Distrito Federal.

Fica aqui, Sr. Presidente, este registro. Nós, brasilienses, estamos muito satisfeitos, e queremos cumprimentar todos os atores políticos por essa compreensão, acima de qualquer divergência ou diferença político-partidária.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01