O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, político combativo, corajoso e competente, o médico Jamil Haddad foi um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Criador de programas de elevado alcance social, como a implantação dos medicamentos genéricos, era presidente de Honra do PSB, partido que ajudou a construir.
Em 1962 elegeu-se deputado estadual pela Guanabara, na coligação formada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Com a instauração do bipartidarismo em fins de 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), agremiação partidária de oposição ao regime militar. Reelegeu-se deputado estadual em 1966. No ano de 1969 teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos por sua posição clara de defesa das liberdades democráticas e contrária ao regime militar.
Com a reorganização partidária de 1979, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDD. Em março de 1983 foi escolhido pelo governador Leonel Brizola para assumir a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Em 1985, com a eleição de Saturnino Braga como prefeito, assumiu uma cadeira no Senado na condição de suplente. Já era então filiado ao PSB, partido que presidiu entre 1986 e 1993. Em 1990, com o fim de seu mandato como senador, foi eleito deputado federal.
Com a posse do vice-presidente Itamar Franco (1992-1994) na Presidência da República, Jamil Haddad assumiu a pasta da Saúde, onde permaneceu até 1993, tendo se destacado com a proposta de um orçamento maior para a Central de Medicamentos (CEME), a fim de fabricar remédios mais baratos nos laboratórios oficiais e a implantação do Sistema Único de Saúde em quatrocentos municípios brasileiros. Jamil Haddad também foi o autor do decreto dos medicamentos genéricos, em 1993.
Em 2003, assumiu a direção geral do INCA - Instituto Nacional de Câncer. Jamil Haddad dedicou toda sua vida pública às lutas democráticas em favor dos trabalhadores, contra a ditadura militar e combatendo as desigualdades sociais. Como militante, trabalhou pela reconstrução e afirmação do socialismo democrático no Brasil. O Brasil de hoje, tão carente de verdadeiros homens públicos, perde um grande brasileiro.
Gostaria de tentar este registro, com as palavras do nosso querido Jamil:
"Eu entrei em 1953 para o PSB. A disputa eleitoral de cargos poiíticos começou em 1960. Fui três vezes deputado estadual, cassado no segundo mandato, fui deputado federal, senador constituinte como suplente de Saturnino Braga e do Adao Fere ira Nunes. Ao todo, foram 19 anos de mandato e um ano de prefeitura, no Rio de Janeiro. Apesar de eu ter
passado todo este tempo na política e ter deixado uma marca, pela coerência, sou muito pouco conhecido pela juventude. Mas, apesar de não ter chegado onde eu desejava, eu faria tudo novamente, esperando melhores resultados. Eu me sinto satisfeito por achar que eu tomei o caminho que devia ter tomado...... , o Partido é uma realidade política de coerência, é um partido limpo, que merece o respeito dos brasileiros. E é uma opção democrática que, não tenha dúvida, com o passar dos anos, será vitoriosa no pais".
Obrigado. |