*/ Senador de Bras?lia:Manifestação pela aprovação da PEC que consagra o Cerrado à condição d
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :26/11/2008
Manifestação pela aprovação da PEC que consagra o Cerrado à condição de patrimônio nacional
 

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) Concedo a palavra ao ilustre Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero cumprimentar de forma muito especial todos que ocupam as galerias e aqui vieram para solicitar da Câmara dos Deputados a aprovação da proposta de emenda à Constituição que consagra o Cerrado e a Caatinga à condição de patrimônio nacional. (Manifestação das galerias.)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, precisamos corrigir essa enorme injustiça da Constituição Brasileira, que hoje já consagra como patrimônio nacional os biomas Floresta Amazônica, Pantanal, Mata Atlântica, Serra do Mar e Zona Costeira, mas ainda não considera como patrimônios nacionais os biomas Cerrado e Caatinga.

É importante ressaltar que ao falar de Cerrado estamos falando de um dos biomas de maior biodiversidade em todo o planeta. Estima-se que tenhamos no Cerrado em torno de 10 mil espécies de plantas, das quais 4 mil e 400 são endêmicas; ou seja, são plantas que só existem no Cerrado.

O Cerrado, Deputado Jackson Barreto, é a caixa dágua do Brasil. Setenta por cento das águas das bacias do São Francisco, do Paraná e do Tocantins vertem no bioma Cerrado.

O cerrado também é o bioma de integração entre todos os biomas brasileiros, entre a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Mata Atlântica, a Caatinga. No entanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, esse bioma está ameaçado, pois vem sendo degradado à taxa alarmante de 1,5% ao ano. Isso nos leva a afirmar que, se continuar dessa maneira, em 40 anos não teremos mais cerrado em nosso País. Imaginem o prejuízo que isso significará não para nós, mas para as nossas futuras gerações.

E o que é pior: hoje já temos tecnologias que permitem aumentar a produtividade sem avançar em novas áreas de cerrado ou de floresta amazônica. Precisamos apenas difundir e financiar essas tecnologias para que possamos continuar produzindo alimento e energia, porém preservando a biodiversidade presente no cerrado brasileiro.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, teremos daqui a pouco uma audiência com o Presidente desta Casa, Deputado Arlindo Chinaglia, quando reivindicaremos a inclusão na pauta ainda este ano da proposta de emenda à Constituição que tramita há 13 anos nesta Casa que consagra o cerrado como patrimônio nacional.

Eu tenho a convicção de que esta Casa terá sensibilidade suficiente para perceber que a luta em defesa do cerrado, como a luta em defesa da floresta amazônica, não é apenas dos Parlamentares e dos moradores da região.

A luta em defesa do cerrado, pela importância que esse bioma tem para o País, é de todos os brasileiros. 
Por isso, tenho a convicção de que esta Câmara não faltará à sua responsabilidade e aprovará a proposta de emenda à Constituição que consagra o cerrado como patrimônio nacional. (Palmas nas galerias.)

O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira)  A Presidência agradece a presença nas galerias, mas informa que, de acordo com o Regimento Interno, é proibida qualquer manifestação. A Presidência os recebe de bom grado. Esta é a Casa do povo, que aqui é direta e legitimamente representado, mas não é permitida a manifestação a favor ou contra. Portanto, precisamos respeitar a Casa do povo, que é a casa de vocês. E esta Casa merece o respeito porque é o pilar, a base da democracia. Neste País, tudo que existe tem que passar pelo Poder Legislativo, porque somos os legítimos representantes do povo brasileiro na sua inteireza.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01