*/ Senador de Bras?lia:Comentários sobre um possível impeachment do governador do DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :02/02/2010
Comentários sobre um possível impeachment do governador do DF
 

O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) - Para fazer uso da palavra, convido o Deputado Paulo Henrique Lustosa.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, peço a palavra como Líder.

O SR. PRESIDENTE (Marco Maia) - Pois, não, Deputado Rodrigo Rollemberg. V.Exa. tem a palavra para falar como Líder, pelo PSB, pelo prazo máximo de 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, aproveito para dar boas-vindas a todos os policiais militares de todo o Brasil que aqui estão, com essa bandeira tão bem empunhada por um Parlamentar de nosso partido, o Deputado Capitão Assumção, que tem sensibilizado a bancada do PSB para apoiar a PEC 300.

Mas uso a palavra como Líder, Sr. Presidente, e não poderia deixar de fazê-lo, para comentar a situação política do Distrito Federal. Todos acompanharam as vergonhosas e lamentáveis cenas explícitas de corrupção no Governo do Distrito Federal, maculando a imagem da política, dos políticos e da nossa Capital, exatamente no momento em que a cidade completa 50 anos.

Brasília foi concebida com o sonho de ser a vanguarda do desenvolvimento brasileiro, de promover o desenvolvimento de toda essa região, como promoveu e vem promovendo, e não merecia estar no noticiário nacional com essas cenas explícitas de corrupção. Acho que nunca na história deste País houve cenas de corrupção tão documentadas e que agridem o bom senso e dignidade da população brasiliense.

Aproveito este momento para dizer que nós esperamos que o Supremo Tribunal Federal cumpra o seu papel de instituição maior da Justiça brasileira, no sentido de garantir uma solução legal, uma solução constitucional para essa crise, porque não podemos admitir a permanência nem do Governador, nem do Vice-Governador, uma vez que a permanência do Governador e do Vice-Governador no exercício de suas funções seria o estímulo à prática da corrupção em nosso País.

Nós sabemos que a Câmara Legislativa do Distrito Federal não tem a menor condição de promover, infelizmente, o impeachment do Governador, já que oito dos seus Deputados titulares e dois Deputados suplentes foram acusados, apareceram nas gravações, alguns até de forma lamentável, debochando da população ao rezarem depois de receber propina. 

Não há a menor condição de promover esse impeachment. Portanto, é importante que o Supremo Tribunal Federal interprete, ao analisar o artigo da Lei Orgânica do Distrito Federal, interprete-o como inconstitucional, já que esse artigo determina que para o Governador ser processado precisa haver autorização da Câmara Legislativa. Ora, o Parlamentar, Deputado ou Senador, para ser processado não precisa de autorização do Congresso. Por que um Governador precisaria de autorização de uma câmara legislativa — uma câmara legislativa dominada pela corrupção — para ser processado?

A expectativa da população de Brasília é a de ver resolvida essa crise de forma legal, de forma constitucional. As obras não vão parar, porque os servidores do Distrito Federal e das empresas contratadas têm toda condição de dar continuidade a elas. Mas não podemos permitir a continuidade de um Governo manifestamente corrupto e que agride a Nação com as cenas veiculadas nacionalmente e que servirão de exemplo para outras administrações se não forem tomadas enérgicas e rápidas providências, dentro de um contexto legal, que promovam imediatamente o afastamento do Governador, do Vice-Governador e dos Deputados envolvidos.

Temos, dentro do próprio sistema legal da cidade, da Lei Orgânica, toda cadeia de comando e nós entendemos que neste caso deve assumir o Governo do Distrito Federal para conduzir o processo eleitoral, o Presidente do Tribunal de Justiça, já que as demais instituições, o Governo do Distrito Federal e a Câmara Legislativa do Distrito Federal estão contaminadas pelo processo de corrupção.

Eu quero manifestar aqui, de forma muito clara, a posição do Partido Socialista Brasileiro, de que a cidade não pode se conformar e está percebendo as manifestações da juventude de Brasília, mostram que essas pessoas não representam o sentimento da população de Brasília, que na sua grande maioria é uma população trabalhadora, uma população honesta e que está em sintonia com aquelas aspirações maiores do povo brasileiro, tão bem identificadas no gesto de Juscelino Kubitschek, de Lúcio Costa, de Oscar Niemeyer de brasileiros que honraram e orgulham o nosso País.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01