O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, gostaria de prestar meus sinceros sentimentos às famílias dos seis jovens e adolescentes que, a partir do último dia 31 de dezembro, desapareceram misteriosamente, em Luziânia, cidade do estado de Goiás. Além da dor inominável que atinge familiares e amigos, a cidade de Luziânia foi tomada por um clima de aflição e insegurança, que fez, inclusive, algumas mães pararem de enviar seus filhos à escola, até que seja tudo esclarecido.
Junto minha voz, Sr. Presidente, à de todos que vêm cobrando o engajamento da Polícia Federal na apuração dos desaparecimentos. Não se trata, evidentemente, de menosprezar as autoridades policiais locais, mas sim de manifestar o claro entendimento de que não há outra alternativa, dada a gravidade da situação.
Sabemos que a criminalidade, sobretudo a criminalidade violenta, é um dos nossos problemas mais graves e desafiadores e, lamentavelmente, está incorporada à rotina das grandes cidades brasileiras. Sabemos também, entretanto, que a violência vem se alastrando na direção dos municípios de médio porte do país, que não apresentam as mínimas condições de fazer face, seja às ações de bandos organizados e fortemente armados, que promovem assaltos a agências bancárias, seja à atuação de criminosos frios e sem escrúpulo.
Quero parabenizar a iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que esteve em Luziânia no início desta semana, com o objetivo de prestar solidariedade às famílias e se pôr à disposição para contribuir com a solução do caso. Iniciativa que merece o mesmo registro positivo é a da Comissão Parlamentar de Inquérito desta Casa que investiga os desaparecimentos de crianças e jovens em todo o país. Também está programada a visita de representantes da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado que investiga o grave problema da pedofilia em nossa sociedade.
Estive esta manhã, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em Luziânia, cidade em que cultivo amizades sinceras de longa data e pela qual guardo forte estima e afeição. Pude constatar, nobres colegas, o sofrimento, o desassossego e a perplexidade que tomam conta da comunidade.
Não sabemos se se trata ou não de crime o desaparecimento dos jovens e adolescentes em Luziânia. Esperemos que não. De qualquer forma, não podemos dispensar à questão um tratamento de rotina.
Em virtude de tudo isso, conclamo Sua Excelência, o governador do Estado de Goiás, Alcides Rodrigues, a solicitar ao Excelentíssimo Sr. Tarso Genro, Ministro da Justiça, a entrada da Polícia Federal no caso. O Poder Público deve mobilizar toda a sua capacidade para trazer de volta a tranquilidade e a normalidade às famílias e a toda a cidade. A comunidade de Luziânia não merece menos que isso.
Muito obrigado!