*/ Senador de Bras?lia:Congratulações aos novos dirigentes da UnB e da Cenargem
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :21/11/2008
Congratulações aos novos dirigentes da UnB e da Cenargem
 
SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última terça-feira, tive a oportunidade de participar de duas solenidades de posse nos cargos máximos de duas instituições proeminentes na área do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico: a Universidade de Brasília (UnB) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN).

Tomou posse como novo Reitor da Universidade de Brasília o Prof. José Geraldo de Sousa Junior, doutor em Direito. Essa é uma ótima notícia para todos aqueles que querem o melhor para a UnB, pois assume a reitoria um intelectual comprometido com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, com a ética, com a participação ativa da sociedade civil na vida política do País e com os direitos humanos.

A Universidade de Brasília é uma das mais importantes instituições acadêmicas do País. Quando de sua fundação e durante os seus primeiros anos de funcionamento, ela simbolizou aquele Brasil moderno e justo que os intelectuais e lutadores das causas nacionais e sociais haviam projetado nas décadas anteriores.

Infelizmente, esse projeto foi abortado pelo regime autoritário, e a UnB passou a ser gerida em dissintonia com as necessidades e demandas geradas pelos problemas mais graves da sociedade brasileira e as potencialidades de sua superação. O ciclo de eleições democráticas, que se iniciou em meados da década de 80, recolocou a reitoria da UnB em sintonia com a comunidade acadêmica e vem, paulatinamente, contribuindo para que a Universidade de Brasília fortaleça seu diálogo com a sociedade brasileira e a do Distrito Federal.

Foram fundamentais para o fortalecimento da integração entre a UnB e a comunidade externa o aumento do número de vagas em seus mais de 60 cursos e a implantação de novos campi nas cidades do Distrito Federal. 
Como membro da bancada do DF, tenho envidado esforços no sentido de que sejam liberados recursos para a UnB, o que é fundamental, por exemplo, para a implantação e o funcionamento do campus de Ceilândia.

Infelizmente, esse projeto foi abortado pelo regime autoritário, e a Universidade de Brasília passou a ser gerida em dissintonia com as necessidades e demandas geradas pelos problemas mais graves da sociedade brasileira e as potencialidades de sua superação. O ciclo de eleições democráticas, que se iniciou em meados da década de 80, recolocou a Reitoria da UnB em sintonia com a comunidade acadêmica e vem, paulatinamente, contribuindo para que a Universidade fortaleça seu diálogo com a sociedade brasileira e a do Distrito Federal.

Por sua vez, tomou posse como novo Chefe-Geral do CENARGEN o pesquisador e doutor em Biologia Molecular Mauro Carneiro. No mesmo evento, ocorreu também a comemoração dos 34 anos de existência desse importante centro de pesquisa, inovação e desenvolvimento.

Fundada em 22 de novembro de 1974, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como missão "viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, gerando, adaptando e transferindo conhecimentos e tecnologias em recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica, em benefício da sociedade brasileira".

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, também chamada de CENARGEN, em virtude de seu nome original — Centro Nacional de Recursos Genéticos — , conta com uma equipe de 289 empregados, dos quais 130 são pesquisadores, 80 atuam no apoio à pesquisa e 79, na administração. No que diz respeito à titulação dos pesquisadores, 92 possuem doutorado no País e no exterior, 36 são mestres e 2 são bacharéis.

Em virtude de suas atribuições, as atividades do CENARGEN convergem para 3 desafios fundamentais, que pertencem não somente ao setor agropecuário, mas às sociedades humanas no presente: a) o desenvolvimento ambientalmente sustentável; b) a pesquisa genética; c) a formulação de políticas agrícolas e de ciência e tecnologia.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero aqui reafirmar meu compromisso com o destino dessas duas instituições, tão relevantes para o conjunto de nossa sociedade. Parabenizo seus novos dirigentes máximos, desejando-lhes que alcancem pleno êxito no exercício de suas novas atribuições.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01