SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, na última terça-feira, tive a oportunidade de participar de duas solenidades de posse nos cargos máximos de duas instituições proeminentes na área do conhecimento e do desenvolvimento tecnológico: a Universidade de Brasília (UnB) e a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN).
Tomou posse como novo Reitor da Universidade de Brasília o Prof. José Geraldo de Sousa Junior, doutor em Direito. Essa é uma ótima notícia para todos aqueles que querem o melhor para a UnB, pois assume a reitoria um intelectual comprometido com a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, com a ética, com a participação ativa da sociedade civil na vida política do País e com os direitos humanos.
A Universidade de Brasília é uma das mais importantes instituições acadêmicas do País. Quando de sua fundação e durante os seus primeiros anos de funcionamento, ela simbolizou aquele Brasil moderno e justo que os intelectuais e lutadores das causas nacionais e sociais haviam projetado nas décadas anteriores.
Infelizmente, esse projeto foi abortado pelo regime autoritário, e a UnB passou a ser gerida em dissintonia com as necessidades e demandas geradas pelos problemas mais graves da sociedade brasileira e as potencialidades de sua superação. O ciclo de eleições democráticas, que se iniciou em meados da década de 80, recolocou a reitoria da UnB em sintonia com a comunidade acadêmica e vem, paulatinamente, contribuindo para que a Universidade de Brasília fortaleça seu diálogo com a sociedade brasileira e a do Distrito Federal.
Foram fundamentais para o fortalecimento da integração entre a UnB e a comunidade externa o aumento do número de vagas em seus mais de 60 cursos e a implantação de novos campi nas cidades do Distrito Federal.
Como membro da bancada do DF, tenho envidado esforços no sentido de que sejam liberados recursos para a UnB, o que é fundamental, por exemplo, para a implantação e o funcionamento do campus de Ceilândia.
Infelizmente, esse projeto foi abortado pelo regime autoritário, e a Universidade de Brasília passou a ser gerida em dissintonia com as necessidades e demandas geradas pelos problemas mais graves da sociedade brasileira e as potencialidades de sua superação. O ciclo de eleições democráticas, que se iniciou em meados da década de 80, recolocou a Reitoria da UnB em sintonia com a comunidade acadêmica e vem, paulatinamente, contribuindo para que a Universidade fortaleça seu diálogo com a sociedade brasileira e a do Distrito Federal.
Por sua vez, tomou posse como novo Chefe-Geral do CENARGEN o pesquisador e doutor em Biologia Molecular Mauro Carneiro. No mesmo evento, ocorreu também a comemoração dos 34 anos de existência desse importante centro de pesquisa, inovação e desenvolvimento.
Fundada em 22 de novembro de 1974, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia tem como missão "viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, gerando, adaptando e transferindo conhecimentos e tecnologias em recursos genéticos, biotecnologia, controle biológico e segurança biológica, em benefício da sociedade brasileira".
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, também chamada de CENARGEN, em virtude de seu nome original — Centro Nacional de Recursos Genéticos — , conta com uma equipe de 289 empregados, dos quais 130 são pesquisadores, 80 atuam no apoio à pesquisa e 79, na administração. No que diz respeito à titulação dos pesquisadores, 92 possuem doutorado no País e no exterior, 36 são mestres e 2 são bacharéis.
Em virtude de suas atribuições, as atividades do CENARGEN convergem para 3 desafios fundamentais, que pertencem não somente ao setor agropecuário, mas às sociedades humanas no presente: a) o desenvolvimento ambientalmente sustentável; b) a pesquisa genética; c) a formulação de políticas agrícolas e de ciência e tecnologia.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, quero aqui reafirmar meu compromisso com o destino dessas duas instituições, tão relevantes para o conjunto de nossa sociedade. Parabenizo seus novos dirigentes máximos, desejando-lhes que alcancem pleno êxito no exercício de suas novas atribuições. |