Em fevereiro de 1955, a Comissão de Localização da Nova Capital Federal chega pela primeira vez ao lugar onde seria construída Brasília. Entre os profissionais que ocupavam o jipe que desbravou o cerrado da região central do Brasil para cumprir a missão de construção da "capital da esperança” no coração do Brasil estava o médico Ernesto Silva, o pioneiro que dirigiu a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) a pedido de Juscelino Kubitschek.
Ernesto Silva, carioca de nascimento e candango e brasiliense de corpo e alma, foi secretário da Comissão de Localização da Nova Capital do Brasil (1953/1955), presidente da Comissão de Planejamento da Construção e da Mudança da Capital Federal (1956); diretor da Novacap (1956/1961), e assinou o edital do Concurso do Plano Piloto, em 1956.
Em recente visita à Universidade de Brasília para debater os 50 anos de Brasília, Ernesto falou sobre o passado, o presente e o futuro da capital. Ele disse: "Brasília é meu xodó, fui um dos que plantou a semente e como diria Antoine de Saint-Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe, tu te tornas responsável por aquilo que cativas. Nestes 50 anos, todos somos responsáveis por cuidar melhor da nossa cidade”.
Ernesto deixará saudades. Que as gerações de Brasília não esmoreçam na defesa da cidade. Ficam lições de vida, carinho para com as novas gerações e sua certeza de que elas hão de cultivar, preservar e fazer frutificar a semente que ele plantou de amor pela cidade que ajudou a edificar - A utopia transformada em realidade
Muito Obrigado!