*/ Senador de Bras?lia:Novas alternativas de transporte
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :14/11/2008
Novas alternativas de transporte
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, prezados visitantes que nos honram com sua presença na Casa, assomo à tribuna para registrar a realização, no Distrito Federal, de quarta-feira até amanhã, da 1ª Conferência Internacional de Mobilidade por Bicicletas, do 4º Encontro Brasileiro de Cicloativismo e do 2º Encontro da União de Ciclistas do Brasil.

No momento em que o trânsito nas Capitais e grandes cidades brasileiras se torna caótico e nós convivemos com o problema do aquecimento global, precisamos construir novas alternativas de transporte, garantindo a mobilidade urbana por meio de bicicletas.

Fiquei muito impressionado, ao acompanhar parte das atividades da conferência, com o que países desenvolvidos têm feito em relação à mobilidade urbana por meio de bicicletas, garantido a segurança dos ciclistas e o transporte de qualidade.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, precisamos investir nessa alternativa como uma forma sustentável e favorável ao meio ambiente, pois ela não o polui, não o agride. Há, no Brasil, em torno de 60 milhões de bicicletas, e 60% delas são utilizadas por trabalhadores para irem ao seu local de trabalho. No entanto, um número enorme de ciclistas são mortos a cada ano devido à violência no trânsito, porque não são respeitados pelos motoristas.

Portanto, é preciso que o País invista pesado em infra-estrutura, no sentido de garantir a construção de ciclovias e de ciclofaixas que permitam o deslocamento de ciclistas e de pedestres com total segurança.
Precisamos também investir em educação para o trânsito. Devemos modificar de forma radical nossa cultura em relação ao trânsito. 

É importante ressaltar os efeitos que a educação pode produzir na cultura das pessoas. Aqui mesmo, em Brasília, tivemos um grande programa, o Paz no Trânsito, desenvolvido sob a liderança do então governador Cristovam Buarque, que fez com que as pessoas passassem a respeitar a faixa de pedestres. Com isso, houve humanização do trânsito e drástica redução de violência no trânsito.

Precisamos investir em educação para o trânsito e modificar nossa cultura, respeitando o ciclista, o pedestre, tornando nosso trânsito mais humano. Sabemos que os setores organizados da sociedade acabam exercendo maior influência sobre o Congresso Nacional, porque se organizam, vêm aqui, fazem seu lobby e, muitas vezes, conseguem ver seus interesses atendidos. Já os interesses difusos da sociedade acabam sendo prejudicados.

Precisamos mobilizar aqueles que têm consciência da importância de estimularmos esse meio de transporte e para que também nos mobilizemos. No Congresso Nacional, devemos modificar os marcos legais no sentido de avançar e de construir um trânsito mais humano, mais seguro, que respeite o ciclista e o pedestre.

Ao fazer este registro, parabenizo todos os cicloativistas que estão reunidos em Brasília. Essa é uma causa boa; essa é uma causa do presente; essa é uma causa do futuro; essa é uma causa que, sem dúvida, tem todas as condições de construir uma cidade melhor, uma convivência melhor e um mundo melhor.

Muito obrigado, Sr. Presidente. 

O SR. PRESIDENTE (Vinicius Carvalho) - Agradecemos a V.Exa., Deputado Rodrigo Rollemberg, o pronunciamento.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01