*/ Senador de Bras?lia:A importância do Exército para o Brasil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :03/11/2008
A importância do Exército para o Brasil
 

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo PSB, que disporá de até 8 minutos. Depois também falará como Líder o Deputado Alceni Guerra, pelo DEM, que disporá de até 6 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, tive oportunidade de fazer, neste final de semana, a convite da Assessoria Parlamentar do Exército Brasileiro, uma viagem inesquecível, acompanhado de alguns Deputados representantes desta Casa e de alguns Senadores, quando conheci algumas bases do Exército Brasileiro em plena Amazônia, na divisa com a Colômbia e o Peru.

Inicialmente, ouvimos a palestra do Comandante Militar da Amazônia, General Heleno, um grande brasileiro, que nos mostrou, de forma muito clara, alguns pontos de possíveis conflitos deste País, que é um país de tradição pacifista, mas não pode descuidar das suas fronteiras, da sua segurança.

Sabedores de que uma das missões do Exército Brasileiro, ainda que subsidiária, é o poder de polícia nas áreas de fronteira, pudemos perceber a importância dessa instituição e das outras Forças Armadas, grandes instituições do Estado brasileiro que preservam a nossa soberania naquela região.

Antigamente, o tráfico internacional utilizava os meios aéreos. Depois da Lei do Abate, grande parte do tráfico de drogas se dá por meio fluvial. Daí a importância do Exército Brasileiro e da Polícia Federal naquela região. Há ali também o problema da biopirataria, o problema dos contrabandos e o problema possível da presença de grupos guerrilheiros em conflito com os exércitos das nações vizinhas ao País.

E foi muito bom perceber deforma clara que, apesar de todas as dificuldades materiais, apesar da necessidade de reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras, temos uma instituição no coração da Amazônia que representa o braço forte, por meio da coragem, da disciplina, dos pelotões de fronteiras, de soldados de origem indígena, negra, branca, caboclos que fazem o melhor exército de floresta do mundo, e, ao mesmo tempo, a mão amiga do Exército Brasileiro, que representa ali o Estado brasileiro, com seus programas sociais e assistenciais, com seus programas de solidariedade humana. 

Na cidade de Tabatinga, por exemplo, o grande hospital de toda a região que atende pelo SUS é o Hospital do Exército. Tivemos a oportunidade de visitar o Centro de Guerra na selva, na cidade de Manaus, as cidades de Tefé e Tabatinga, a Vila Bittencourt, ponto extremo do território brasileiro na divisa com a Colômbia. E ali, representando de forma muito clara essa mão amiga do Exército Brasileiro, tivemos a oportunidade de transportar, juntamente com nossa delegação oficial, uma índia Maku, que naquele momento encontrava-se com malária, para ser atendia no Hospital de Tabatinga.

Realmente falamos muito em Amazônia. Mas cada vez mais estou convencido da necessidade de todos nós Parlamentares brasileiros conhecermos a Amazônia ou as amazônias, porque naquele fantástico bioma há uma diversidade de vegetação e situações completamente diferentes. Precisamos ver para nos conscientizar da necessidade premente de investir no reaparelhamento das Forças Armadas brasileiras.

Queremos saudar essa união entre as diversas Forças Armadas — Marinha, Aeronáutica e Exército. E é naquela região, devido suas dimensões e complexidades, que percebemos de forma clara a integração entre elas. Muitos daqueles pontos extremos do território brasileiro só são alcançados via aérea ou fluvial.

Eu tenho a convicção de que todos os Parlamentares que estiveram presentes a esta delegação dela saíram convencidos da necessidade de promovermos uma integração cada vez maior entre as Forças Armadas brasileiras, o Congresso Nacional e o meio político. Nós vivemos, há um tempo, graças a Deus, superado, em que, até pelas questões políticas que envolveram determinado período da história brasileira, uma separação, um fosso muito grande entre o meio militar e o meio político. 

Precisamos reconhecer, no entanto, que, do ponto de vista do planejamento, do desenvolvimento tecnológico e do compromisso com a nacionalidade, as Forças Armadas brasileiras deram uma contribuição muito grande — e ainda têm uma contribuição a dar — ao nosso País. Ao mesmo tempo, nada pode ser feito neste País sem o apoio do Congresso Nacional, onde são votados as políticas públicas e os orçamentos. 

Portanto, mais do que nunca, percebo a necessidade de promovermos uma integração cada vez maior, em benefício do País. Hoje, como Relator setorial do projeto de lei orçamentária de 2009, da área de Justiça e Defesa, tenho procurado conhecer mais profundamente as questões de defesa nacional. E, mais do que nunca, precisamos conscientizar o Congresso Nacional brasileiro da importância de dotarmos as nossas Forças Armadas de condições ideais, a fim de cumprirem a sua missão constitucional de defender o território brasileiro.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, agradeço a atenção de todos, ao tempo em que registro, com muita alegria, o patriotismo dos soldados brasileiros na Amazônia, que vêm defendendo nosso território.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01