*/ Senador de Bras?lia:Governo federal deve assumir as comemorações do aniversário de Brasíli
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/02/2010
Governo federal deve assumir as comemorações do aniversário de Brasília
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, eu gostaria de usar a palavra como Líder.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - O Deputado Gonzaga Patriota está inscrito para falar. (Pausa.)
S.Exa. dispõe de 5 minutos. 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, ocupo a tribuna nesta tarde, e serei muito breve, para fazer um apelo ao Presidente da República e ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, para que o Governo Federal assuma as comemorações relativas ao Aniversário de Brasília. 

Todos estão acompanhando a crise e o sofrimento por que passa o Distrito Federal, e a população brasiliense nada tem a ver com essa confusão — é importante ressaltá-lo — , no momento em que o Governador Arruda está preso e o Supremo Tribunal Federal, possivelmente, só decidirá sobre a continuidade ou não da prisão preventiva do Governador na próxima quinta-feira.

O Vice-Governador já teve o seu processo de impeachment iniciado pela Câmara Legislativa, juntamente com o processo de impeachment do Governador. Estamos com ameaça de intervenção federal, que só será julgada nas primeiras semanas de março. Eu tenho reiterado aqui que a intervenção federal não significa ameaça à autonomia política do Distrito Federal. Estamos falando, sim, da possibilidade de sanar as instituições contaminadas por uma organização criminosa que se instalou no Governo do Distrito Federal e na Câmara Legislativa — e essas palavras não são minhas; são do Procurador-Geral da República; são do Ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça; são do Ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal.

Estamos, Deputado Laerte Bessa e Deputado Marcondes Gadelha, há 60 dias do Aniversário de Brasília, a capital da República Federativa do Brasil, que é resultado do esforço de todos os brasileiros. Brasília é uma cidade que, mesmo muito nova, foi reconhecida mundialmente como patrimônio cultural da humanidade, mas que passa, neste momento, pelo período mais difícil de sua história. O povo do Distrito Federal não pode ser penalizado pela atitude daqueles que não honraram o voto popular e colocaram Brasília na situação em que está hoje. Queremos a continuidade das obras; queremos a conclusão das obras; queremos voltar à normalidade política e administrativa; queremos virar essa página; queremos comemorar o Aniversário de Brasília! 

Como sei que o Governo do Distrito Federal está acéfalo, sem nenhuma condição de dar continuidade às questões relevantes da cidade, faço um apelo ao Governo Federal, ao Presidente Lula e ao Ministro da Cultura, que tem sido ao longo destes 8 anos extremamente generoso com o Distrito Federal — porque foi com o apoio do Presidente Lula que concluímos o metrô; foi com o apoio do Presidente Lula que expandimos a UnB para várias cidades do Distrito Federal; foi com o apoio do Presidente Lula que transformamos a escola agrícola no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

E há previsão de haver mais 4 dessa escola no Distrito Federal — que tome para si a coordenação das comemorações relativas ao Aniversário de Brasília. Precisamos ter uma ampla programação não apenas em abril, mas ao longo de todo o ano, independente do desfecho político e institucional dessa crise, já que ela pode durar 1 mês, pode durar 2 meses. E o Aniversário de Brasília está próximo, no dia 21 de abril, portanto a menos de 2 meses da data de hoje.

Portanto, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, agradecendo a benevolência do Deputado Laerte Bessa, que me permitiu falar como Líder antes do seu horário no Grande Expediente, deixo esse apelo: que Brasília não seja privada de ter a comemoração de seu aniversário de 50 anos à altura do que significou para o Brasil e para o povo brasileiro a construção desta cidade. 

Brasília significou a interiorização do desenvolvimento nacional, significou o novo Brasil. Há aspectos extremamente relevantes e importantes do ponto de vista socioeconômico e político com a construção de Brasília. Sua população não pode deixar de comemorar esses 50 anos em função de que alguns políticos não honraram o voto popular que receberam nas urnas. 

Muito obrigado, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares.

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Muito obrigado, Deputado Rodrigo Rollemberg.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01