*/ Senador de Bras?lia:Brasil perde muito com morte de José Mindlin
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :01/03/2010
Brasil perde muito com morte de José Mindlin
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no dia de ontem, faleceu, aos 95 anos de idade, o eminente bibliófilo José Mindlin, que constituiu, ao longo de sua vida, uma biblioteca com mais de 35 mil títulos.

Mindlin era um grade amigo dos livros, o que significa dizer que era um grande amigo da humanidade, já que os livros abrigam, em linhas e entrelinhas, a essência do humano.

Sua amizade pelos livros não era exclusivista: o acesso a sua coleção, que impressionava pela quantidade, mas sobretudo pela qualidade, era facultado a todos os interessados na beleza e profundidade contidas em cada obra. Em 2006, Mindlin doou 17 mil títulos para a Universidade de São Paulo, onde agora há uma biblioteca que leva seu nome e o de sua falecida esposa, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Parte do acervo da Brasiliana será digitalizado e disponibilizado para consulta na Internet, por meio de projeto que conta com o apoio do Ministério da Cultura.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, em célebre conferência pronunciada em meados da década de 70, o escritor argentino Jorge Luis Borges afirmou que, de todos os objetos inventados pelos seres humanos, o livro é o único que se configura como um prolongamento de sua imaginação, entendida aí, em sentido amplo, como razão e emoção refinadas. Em virtude disso, o livro está na base da substituição da violência pelo argumento, como meio de resolução dos conflitos, ainda que essa substituição esteja longe de ter sido completada.

Por outro lado, deve-se acrescentar: poucas invenções têm tanto impacto prático quanto o livro. Não é exagero afirmar que a história da civilização se apoia em boa medida sobre páginas, letras e números. Para nos fixarmos em um único aspecto da evolução humana, não teria sido possível, sem o livro, a lenta transição do trabalho bruto, penoso e relativamente improdutivo para as formas de trabalho intensivas em conhecimento e tecnologia e, por isso, poupadoras de recursos naturais. 

Assim, o livro se apresenta como nosso aliado fundamental na solução de demandas estratégicas para a sociedade brasileira, como a melhora da qualidade da educação, a inovação científico-tecnológica e a sustentabilidade ambiental. Por tudo isso, Mindlin, bem mais que um bibliófilo, era um autêntico civilizador, naquele mesmo sentido em que Monteiro Lobato afirmava que um país é feito de pessoas e livros.

Junto minha voz de pesar à de todos os que pranteiam a morte desse ilustre brasileiro. Conforta-nos, porém, a convicção de que seu legado está preservado e irá frutificar.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01