*/ Senador de Bras?lia:Intervenção federal
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :05/03/2010
Intervenção federal
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, peço a palavra para um breve registro.

O SR. PRESIDENTE (Rômulo Gouveia) - Para um breve registro, Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero esclarecer que foi exatamente a partir do pedido de intervenção federal no Distrito Federal que as instituições começaram a se mexer. A Câmara Legislativa vinha empurrando com a barriga, num claro desrespeito à população e às instituições, promovendo uma grande pizza tanto em relação às denúncias contra o Governo do Distrito Federal quanto em relação à própria Câmara. E foi a partir do pedido de intervenção que a Câmara Legislativa abriu o processo de impeachmentcontra o Governador Arruda. Foi a partir do pedido de intervenção que o Vice-Governador Paulo Octávio renunciou ao mandato. Foi a partir do pedido de intervenção que dois Deputados Distritais renunciaram ao mandato.

Eu quero esclarecer que nós não somos contra a construção de uma alternativa política para essa crise, desde que ela seja legítima, seja legal e seja para valer. O que eu quero registrar é que as decisões tomadas pela Câmara Legislativa ainda são absolutamente insuficientes.

Basta lembrar que o processo contra os outros cinco Parlamentares citados textualmente em conversas gravadas do Governador com Secretários sequer foram adiante. E ninguém aqui quer um julgamento sumário, um julgamento antecipado. Queremos que a Câmara Legislativa faça uma profunda investigação e possa fazer essa apuração, mas o que percebemos é que a sua disposição é limitada.

Portanto, quero aqui registrar a posição do Partido Socialista Brasileiro,que defende a intervenção; não pela intervenção em si, mas porque entendemos que a situação é de extrema gravidade e exige remédios amargos; e que a intervenção terá caráter temporário e não comprometeráa autonomia política do Distrito Federal, exatamente porque é uma medida de caráter temporário e saneador.

Só haverá alternativa à intervenção federal se as instituições políticas, se as forças políticas vivas da cidade forem capazes de construir uma que não coloque a sujeira debaixo do tapete. Nós não admitimos qualquer operação abafa, qualquer operação pela metade; nós queremos ir a fundo nessas investigações; queremos que as instituições recuperem a sua credibilidade; que cortem fundo na própria carne para tirar aquelas pessoas que não corresponderam à confiança popular, para que a população volte a confiar nessas instituições.

O PSB tem conversado com outros partidos, buscando construir uma alternativa política. Mas que seja uma alternativa política de fato, verdadeira, legítima, legal, profunda, porque nós queremos restaurar a normalidade administrativae a moralidade no Distrito Federal. Basta citar a frase do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que disse que o que está acontecendo no Distrito Federal, o que aconteceu no Distrito Federal, é uma metástase das instituições.

É esse o registro, Sr. Presidente. Agradeço a V.Exa.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01