*/ Senador de Bras?lia:Intervenção federal
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :05/03/2010
Intervenção federal
 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG - Sr. Presidente, peço a palavra para um breve registro.

O SR. PRESIDENTE (Rômulo Gouveia) - Para um breve registro, Deputado Rodrigo Rollemberg.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero esclarecer que foi exatamente a partir do pedido de intervenção federal no Distrito Federal que as instituições começaram a se mexer. A Câmara Legislativa vinha empurrando com a barriga, num claro desrespeito à população e às instituições, promovendo uma grande pizza tanto em relação às denúncias contra o Governo do Distrito Federal quanto em relação à própria Câmara. E foi a partir do pedido de intervenção que a Câmara Legislativa abriu o processo de impeachmentcontra o Governador Arruda. Foi a partir do pedido de intervenção que o Vice-Governador Paulo Octávio renunciou ao mandato. Foi a partir do pedido de intervenção que dois Deputados Distritais renunciaram ao mandato.

Eu quero esclarecer que nós não somos contra a construção de uma alternativa política para essa crise, desde que ela seja legítima, seja legal e seja para valer. O que eu quero registrar é que as decisões tomadas pela Câmara Legislativa ainda são absolutamente insuficientes.

Basta lembrar que o processo contra os outros cinco Parlamentares citados textualmente em conversas gravadas do Governador com Secretários sequer foram adiante. E ninguém aqui quer um julgamento sumário, um julgamento antecipado. Queremos que a Câmara Legislativa faça uma profunda investigação e possa fazer essa apuração, mas o que percebemos é que a sua disposição é limitada.

Portanto, quero aqui registrar a posição do Partido Socialista Brasileiro,que defende a intervenção; não pela intervenção em si, mas porque entendemos que a situação é de extrema gravidade e exige remédios amargos; e que a intervenção terá caráter temporário e não comprometeráa autonomia política do Distrito Federal, exatamente porque é uma medida de caráter temporário e saneador.

Só haverá alternativa à intervenção federal se as instituições políticas, se as forças políticas vivas da cidade forem capazes de construir uma que não coloque a sujeira debaixo do tapete. Nós não admitimos qualquer operação abafa, qualquer operação pela metade; nós queremos ir a fundo nessas investigações; queremos que as instituições recuperem a sua credibilidade; que cortem fundo na própria carne para tirar aquelas pessoas que não corresponderam à confiança popular, para que a população volte a confiar nessas instituições.

O PSB tem conversado com outros partidos, buscando construir uma alternativa política. Mas que seja uma alternativa política de fato, verdadeira, legítima, legal, profunda, porque nós queremos restaurar a normalidade administrativae a moralidade no Distrito Federal. Basta citar a frase do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que disse que o que está acontecendo no Distrito Federal, o que aconteceu no Distrito Federal, é uma metástase das instituições.

É esse o registro, Sr. Presidente. Agradeço a V.Exa.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01