*/ Senador de Bras?lia:Homenagem a Pierre Weil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :17/10/2008
Homenagem a Pierre Weil
 

O SR. PRESIDENTE (Deputado Luiz Couto) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rolemberg, para dar como lido seu pronunciamento. 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.)
 - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, com muito pesar, registro o falecimento, no último domingo, do educador e psicólogo Pierre Weil, aos 84 anos de idade.

O Professor Pierre Weil foi um grande lutador pela paz mundial. Em 1987, a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido do Oliveira, o Dr. Pierre Weil criou em Brasília a Universidade Internacional da Paz, tão conhecida por todos nós como Fundação Cidade da Paz. 

Por isso, não posso deixar de registrar, com muito pesar, o falecimento dessa grande figura que foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz, e que desenvolveu um fantástico trabalho de solidariedade e de divulgação da cultura de paz.

Quero me solidarizar com todos os seus familiares e amigos. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro com muita tristeza o falecimento do educador e psicólogo francês Pierre Weil, aos 84 anos. Weil, que era diabético e tinha problemas pulmonares e de visão, foi vítima de uma parada respiratória em sua casa no Lago Sul. Doutor pela Universidade de Paris, o psicólogo pregava a descoberta da paz interior do ser humano, em suas relações sociais e com o meio ambiente, por meio da educação. 

Weil viveu em meio aos conflitos políticos entre França e Alemanha, e na Segunda Guerra Mundial trabalhou na Cruz Vermelha como membro da resistência aos nazistas na França. Veio para o Brasil em 1948 e ficou reconhecido internacionalmente por causa de sua luta pela paz mundial. O educador francês foi um dos responsáveis pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 

Era uma pessoa que estava à frente do seu tempo, que buscava despertar a solidariedade e fraternidade nas pessoas. Em 1987, a pedido do então governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira, fundou a Universidade Internacional da Paz (Fundação Cidade da Paz). 

O objetivo dessa instituição, que desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes de 2 a 17 anos em situação social de risco, é disseminar a não-violência e conscientizar o homem a conduzir suas ações com tolerância e fraternidade. Além do Distrito Federal, a universidade tem campus na Bahia, no Ceará, no Paraná, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santa Catarina e no Rio Grande Sul. E em outros países: França, Argentina, Israel, Bélgica e Inglaterra.

Pelo seu belo trabalho, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 2003. Weil deixa publicado 40 livros sobre a cultura da paz, psicologia e holística. Um dos mais conhecidos é A Arte de Viver em Paz. Quero deixar aqui minhas condolências aos seus familiares e amigos. Tive o privilégio de conhecer Weil e registro com muita tristeza o seu falecimento. Com certeza, o Brasil e o mundo perderm um grande defensor da paz.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01