*/ Senador de Bras?lia:Homenagem a Pierre Weil
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :17/10/2008
Homenagem a Pierre Weil
 

O SR. PRESIDENTE (Deputado Luiz Couto) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rolemberg, para dar como lido seu pronunciamento. 

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.)
 - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, com muito pesar, registro o falecimento, no último domingo, do educador e psicólogo Pierre Weil, aos 84 anos de idade.

O Professor Pierre Weil foi um grande lutador pela paz mundial. Em 1987, a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido do Oliveira, o Dr. Pierre Weil criou em Brasília a Universidade Internacional da Paz, tão conhecida por todos nós como Fundação Cidade da Paz. 

Por isso, não posso deixar de registrar, com muito pesar, o falecimento dessa grande figura que foi indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz, e que desenvolveu um fantástico trabalho de solidariedade e de divulgação da cultura de paz.

Quero me solidarizar com todos os seus familiares e amigos. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, registro com muita tristeza o falecimento do educador e psicólogo francês Pierre Weil, aos 84 anos. Weil, que era diabético e tinha problemas pulmonares e de visão, foi vítima de uma parada respiratória em sua casa no Lago Sul. Doutor pela Universidade de Paris, o psicólogo pregava a descoberta da paz interior do ser humano, em suas relações sociais e com o meio ambiente, por meio da educação. 

Weil viveu em meio aos conflitos políticos entre França e Alemanha, e na Segunda Guerra Mundial trabalhou na Cruz Vermelha como membro da resistência aos nazistas na França. Veio para o Brasil em 1948 e ficou reconhecido internacionalmente por causa de sua luta pela paz mundial. O educador francês foi um dos responsáveis pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. 

Era uma pessoa que estava à frente do seu tempo, que buscava despertar a solidariedade e fraternidade nas pessoas. Em 1987, a pedido do então governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira, fundou a Universidade Internacional da Paz (Fundação Cidade da Paz). 

O objetivo dessa instituição, que desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes de 2 a 17 anos em situação social de risco, é disseminar a não-violência e conscientizar o homem a conduzir suas ações com tolerância e fraternidade. Além do Distrito Federal, a universidade tem campus na Bahia, no Ceará, no Paraná, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Santa Catarina e no Rio Grande Sul. E em outros países: França, Argentina, Israel, Bélgica e Inglaterra.

Pelo seu belo trabalho, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz, em 2003. Weil deixa publicado 40 livros sobre a cultura da paz, psicologia e holística. Um dos mais conhecidos é A Arte de Viver em Paz. Quero deixar aqui minhas condolências aos seus familiares e amigos. Tive o privilégio de conhecer Weil e registro com muita tristeza o seu falecimento. Com certeza, o Brasil e o mundo perderm um grande defensor da paz.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01