*/ Senador de Bras?lia:O Fundo Constitucional do Centro-Oeste é importante para o DF
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/03/2010
O Fundo Constitucional do Centro-Oeste é importante para o DF
 

O SR. PRESIDENTE (Marcio Junqueira) - Concedo a palavra ao Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo Bloco Parlamentar PSB/PCdoB/PMN/PRB, por até 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente, Deputado Marcio Junqueira; Sras. e Srs. Parlamentares; tramita nesta Casa o Projeto de Lei nº 6.926, de autoria do Deputado Ronaldo Caiado, que propõe a exclusão do Distrito Federal como uma das unidades federativas destinatárias do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. 

O nobre colega goiano, ex-Líder do Democratas, sustenta que os recursos em questão deveriam ser destinados aos 19 municípios do Goiás e 2 municípios de Minas Gerais que integram o chamado Entorno do Distrito Federal.  Não tenho dúvida das boas intenções do ilustre Parlamentar, no entanto devo ponderar que a medida promoveria mudança estrutural inconveniente para o desenvolvimento de nossa região.

Tenho digo, com muita tranquilidade, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, que o que é bom para o entorno é bom para o Distrito Federal e o que é bom para o Distrito Federal é bom para o entorno. É um equívoco formularmos políticas de desenvolvimento separadas. Precisamos, mais do que nunca, integrar as políticas de desenvolvimento de toda essa região.

O Fundo Constitucional do Centro-Oeste é uma vitória de toda a região e que pode trazer benefícios para todos. É importante ressaltar também que o Distrito Federal há muito vem reduzindo a participação da área administrativa na economia do setor público, na economia local e ampliando a participação dos setores de serviço, comércio, indústria. 

Portanto o FCO é um instrumento fundamental para a alavancagem dessas atividades produtivas no Distrito Federal.
É importante ressaltar que, na periferia do Distrito Federal, temos também muito desemprego. E é claro que um incremento na atividade econômica contribuiria para reduzir os níveis de desemprego. 

Entendo que essa preocupação do Deputado Ronaldo Caiado poderia evoluir para garantir melhores condições de juros, prazos para os empréstimos concedidos para a região do entorno do Distrito Federal e que deveríamos trabalhar no sentido de desburocratizar o acesso ao crédito do FCO para que pequenos empresários, pequenos produtores, micro e pequenos empreendedores tenham mais facilidade ao acessá-lo.

Aqui ninguém discute a importância social desse fundo, mas precisamos torná-lo mais ágio, mais atraente, porque, inclusive, parte desses recursos não têm sido utilizados exatamente pela dificuldade do seu acesso.

Portanto, embora reconheça o sentido positivo da preocupação do Deputado Ronaldo Caiado em promover o desenvolvimento na região integrada de desenvolvimento do entorno, esse não é o caminho. Certamente esse não é o caminho.

Devemos buscar outros, e a bancada do Distrito Federal estará a postos, estará disponível para a construção conjunta de opções que permitam o desenvolvimento dessa região, e não apenas dessa região do Entorno, mas de toda a Região Centro-Oeste. 

Deveríamos, sim, retomar o debate da implantação do MERCOESTE, que ficou apenas como uma boa ideia, mas não foi levado adiante. Devemos discutir como o Distrito Federal, que hoje tem uma capacidade científica enorme em instalada, pode contribuir para o desenvolvimento de toda a Região Centro-Oeste. Devemos fazer esse debate articulados, conjuntamente. 

Será um erro grave para o desenvolvimento dessa Região opor o Distrito Federal aos municípios do Entorno ou opor o Distrito Federal a outros Estados da Região Centro-Oeste. Não, quando Brasília foi concebida por Juscelino Kubitschek, e isso significou a conquista do oeste brasileiro, foi concebida como grande polo indutor do desenvolvimento regional. E é esta perspectiva que nós temos de resgatar: a de polo de indutor desenvolvimento regional.

Estamos passando por uma crise política grave, mas tenho certeza de que vamos superá-la. Tenho certeza de que temos lideranças políticas sérias no Distrito Federal e teremos a oportunidade, no dia 3 de outubro, de eleger o novo Governador, uma nova classe dirigente capaz de retomar a Brasília o seu papel de vanguarda no desenvolvimento regional e no desenvolvimento nacional. Por isso, considero absolutamente inadequado esse projeto apresentado pelo Deputado Ronaldo Caiado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01