*/ Senador de Bras?lia:Melhorias no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :29/09/2008
Melhorias no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal
 

O SR. PRESIDENTE (Osório Adriano) - Convido o nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, do PSB, para ocupar a tribuna.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, uso a tribuna para fazer um reconhecimento. Quero, de forma muito enfática, cumprimentar o Presidente Lula, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Prof. Francisco Moreira de Meneses, Reitor da Escola Técnica Federal do Distrito Federal.

Tive a oportunidade de participar hoje, durante a manhã toda, de uma reunião no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal, agora transformado em Escola Agrotécnica Federal, com o Prof. Francisco Moreira de Meneses; o Prof. Marcelo Silva Leite, Coordenador, Diretor daquela Escola; o Prof. Francisco Póvoas, Gerente de Ensino; o Prof. Francisco Fajore, Gerente de Produção e Pesquisa; o Sr. Joe Carlo Viana Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social; o Dr. Geraldo Eugênio, Diretor da EMBRAPA; o Dr. Robson Sereno, Chefe-Geral da EMBRAPA Cerrados; e o Dr. Leonardo Amur, representante da EMATER, e o que vi foi algo realmente espetacular.

Estive no Colégio Agrícola quando eu era Secretário de Inclusão Social e a instituição ainda se encontrava sob a direção do Governo do Distrito Federal. Naquele momento, cerca de 3 anos atrás, o estado do Colégio Agrícola era lamentável: instalações deterioradas, professores desestimulados, prédios em péssimo estado de conservação.

Tivemos, há pouco mais de 1 ano, a federalização do Colégio Agrícola do Distrito Federal, que, junto com outras 4 escolas, formarão as 5 Escolas Técnicas Federais do Distrito Federal. Deputado Osório Adriano, que espetáculo! Que coisa maravilhosa ver a boa aplicação dos recursos públicos: salas recuperadas, professores novos — concursados recentemente — , laboratórios de informática, laboratórios em recuperação! Essa escola técnica, dentro de pouco tempo, será, sem dúvida, a melhor escola técnica agrícola do País. Fiquei absolutamente impressionado. E, em breve, teremos 5 escolas no Distrito Federal: no Parque Boca da Mata, em Samambaia; no Plano Piloto, onde funciona o Colégio Paulo Freire; na QNM 38; essa jáfuncionando em Planaltina, e no Gama, em local a ser definido.

Deputado Osório Adriano, o Presidente Lula está fazendo uma revolução na educação profissional e tecnológica em nosso País. Para que as senhoras e os senhores tenham idéia do que significa o que estou dizendo, as escolas técnicas estão completando 99 anos este ano. Em 93 anos, foram criadas 142 escolas técnicas em todo o País. Em 8 anos de Governo do Presidente Lula, teremos mais 214 escolas técnicas. Ou seja, em 8 anos, teremos 1 vez e meia o número de escolas técnicas que foram feitas neste País em 93 anos. É realmente espetacular.

Na Escola Técnica de Planaltina, temos cursos de veterinária, de agroecologia, de floricultura, de fruticultura, de agroindústria — na área de leite, de derivados de carnes, de derivados de frutos. O objetivo dessa reunião era exatamente construir uma sinergia cada vez maior entre a Escola Técnica Federal, a EMBRAPA, as universidades, a bancada do Distrito Federal, que tem garantido recursos para a ciência e tecnologia no Distrito Federal.

V.Exa. tem contribuído para isso. Destinamos recursos para o centro da EMBRAPA especializado em agroenergia, para a sede da Fundação Oswaldo Cruz aqui no Distrito Federal, para a implantação do campus avançado da UnB na Ceilândia.

E tenho certeza de que este ano a bancada do Distrito Federal não faltará, colocando recursos significativos para esse projeto, que está modificando o cenário do trabalho, da qualificação profissional, da qualificação tecnológica em nosso País, que é a construção de escolas técnicas. No nosso caso, cabem ao Distrito Federal 5 escolas técnicas, que sem dúvida vão modificar a realidade da nossa cidade.

Portanto, Sr. Presidente, parabenizo o Ministro Fernando Haddad, porque esse Ministro realmente está fazendo um revolução na educação em nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01