*/ Senador de Bras?lia:Melhorias no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :29/09/2008
Melhorias no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal
 

O SR. PRESIDENTE (Osório Adriano) - Convido o nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, do PSB, para ocupar a tribuna.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, uso a tribuna para fazer um reconhecimento. Quero, de forma muito enfática, cumprimentar o Presidente Lula, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, e o Prof. Francisco Moreira de Meneses, Reitor da Escola Técnica Federal do Distrito Federal.

Tive a oportunidade de participar hoje, durante a manhã toda, de uma reunião no antigo Colégio Agrícola do Distrito Federal, agora transformado em Escola Agrotécnica Federal, com o Prof. Francisco Moreira de Meneses; o Prof. Marcelo Silva Leite, Coordenador, Diretor daquela Escola; o Prof. Francisco Póvoas, Gerente de Ensino; o Prof. Francisco Fajore, Gerente de Produção e Pesquisa; o Sr. Joe Carlo Viana Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social; o Dr. Geraldo Eugênio, Diretor da EMBRAPA; o Dr. Robson Sereno, Chefe-Geral da EMBRAPA Cerrados; e o Dr. Leonardo Amur, representante da EMATER, e o que vi foi algo realmente espetacular.

Estive no Colégio Agrícola quando eu era Secretário de Inclusão Social e a instituição ainda se encontrava sob a direção do Governo do Distrito Federal. Naquele momento, cerca de 3 anos atrás, o estado do Colégio Agrícola era lamentável: instalações deterioradas, professores desestimulados, prédios em péssimo estado de conservação.

Tivemos, há pouco mais de 1 ano, a federalização do Colégio Agrícola do Distrito Federal, que, junto com outras 4 escolas, formarão as 5 Escolas Técnicas Federais do Distrito Federal. Deputado Osório Adriano, que espetáculo! Que coisa maravilhosa ver a boa aplicação dos recursos públicos: salas recuperadas, professores novos — concursados recentemente — , laboratórios de informática, laboratórios em recuperação! Essa escola técnica, dentro de pouco tempo, será, sem dúvida, a melhor escola técnica agrícola do País. Fiquei absolutamente impressionado. E, em breve, teremos 5 escolas no Distrito Federal: no Parque Boca da Mata, em Samambaia; no Plano Piloto, onde funciona o Colégio Paulo Freire; na QNM 38; essa jáfuncionando em Planaltina, e no Gama, em local a ser definido.

Deputado Osório Adriano, o Presidente Lula está fazendo uma revolução na educação profissional e tecnológica em nosso País. Para que as senhoras e os senhores tenham idéia do que significa o que estou dizendo, as escolas técnicas estão completando 99 anos este ano. Em 93 anos, foram criadas 142 escolas técnicas em todo o País. Em 8 anos de Governo do Presidente Lula, teremos mais 214 escolas técnicas. Ou seja, em 8 anos, teremos 1 vez e meia o número de escolas técnicas que foram feitas neste País em 93 anos. É realmente espetacular.

Na Escola Técnica de Planaltina, temos cursos de veterinária, de agroecologia, de floricultura, de fruticultura, de agroindústria — na área de leite, de derivados de carnes, de derivados de frutos. O objetivo dessa reunião era exatamente construir uma sinergia cada vez maior entre a Escola Técnica Federal, a EMBRAPA, as universidades, a bancada do Distrito Federal, que tem garantido recursos para a ciência e tecnologia no Distrito Federal.

V.Exa. tem contribuído para isso. Destinamos recursos para o centro da EMBRAPA especializado em agroenergia, para a sede da Fundação Oswaldo Cruz aqui no Distrito Federal, para a implantação do campus avançado da UnB na Ceilândia.

E tenho certeza de que este ano a bancada do Distrito Federal não faltará, colocando recursos significativos para esse projeto, que está modificando o cenário do trabalho, da qualificação profissional, da qualificação tecnológica em nosso País, que é a construção de escolas técnicas. No nosso caso, cabem ao Distrito Federal 5 escolas técnicas, que sem dúvida vão modificar a realidade da nossa cidade.

Portanto, Sr. Presidente, parabenizo o Ministro Fernando Haddad, porque esse Ministro realmente está fazendo um revolução na educação em nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01