*/ Senador de Bras?lia:Exposição da Embrapa: Ciência para a Vida
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/09/2008
Exposição da Embrapa: Ciência para a Vida
 

O SR. PRESIDENTE (Mauro Benevides) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg.
S.Exa. fala no Pequeno Expediente e, posteriormente, quer seqüenciar o seu tempo com a indicação de Liderança para fazê-lo também em nome do seu partido.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, vou falar inicialmente apenas no Pequeno Expediente. Se V.Exa. permitir, ocuparei posteriormente o horário de Liderança. Sr. Presidente, espetacular, sensacional, maravilhosa, talvez, Deputado Arnaldo Jardim, esses adjetivos sejam insuficientes para descrever a exposição substantiva mais uma vez apresentada pela EMBRAPA à população brasileira. Refiro-me à exposição denominada Ciência para a Vida, realizada na sede da empresa aqui em Brasília. 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a EMBRAPA consegue se superar a cada ano. E agora inova de forma bastante significativa na difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico. O que tive a oportunidade de ver no sábado, nessa exposição que vai até o próximo domingo, é realmente uma aula de conhecimento científico e tecnológico, uma aula de evolução da agricultura brasileira, do que o País é capaz de produzir quando investe em ciência, tecnologia e inovação.

As 41 unidades da EMBRAPA localizadas em todo o País, juntamente com entidades como universidades e empresas privadas que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, demonstram por que o Brasil está hoje em primeiro plano no que se refere à produção de alimentos, à produção de água e energia. 
A EMBRAPA montou um parque temático no qual demonstra todas as suas principais descobertas e faz simulações bastantes interessantes sobre as mudanças climáticas.

Aos estudantes e brasileiros que tiverem oportunidade devem visitar esta exposição que realmente representa um marco na história da EMBRAPA e do conhecimento científico brasileiro. Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, semana passada, na cidade do Rio de Janeiro, foram realizados eventos que reuniram especialistas para discutir o tema Informação e Conhecimento Científico para a Inovação em Saúde. De 14 a 16 de setembro de 2008, aconteceu a 5ª Reunião da Biblioteca Virtual em Saúde Regional — BVS5 — e no período de 16 a 19 o 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde — CRICS.

Promovido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde — BIREME/OPAS, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, as reuniões abordaram o estado da arte e os desafios que os países em desenvolvimento enfrentam, com base na gestão de informação e conhecimento científico, para favorecer a inovação em saúde.

A BVS5 celebrou 10 anos do seu lançamento e operação com uma avaliação coletiva de seus avanços e desafios futuros. Uma série de encontros marcou o início das atividades direcionadas à gestão de informação, conhecimento, evidências e comunicação científica e educação em saúde, contemplando encontros de redes nacionais e globais.

Na solenidade de abertura da 5ª Reunião, a Secretária-Executiva do Ministério da Saúde, Dra. Márcia Bassit, discursou sobre os 20 anos do SUS e os 10 anos da Biblioteca Virtual em Saúde: Avanços e desafios e fez o lançamento do Portal BVS Brasil, de iniciativa do Ministério da Saúde, que mobilizou instituições como CAPES/MEC, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a FAPESP, o CNPq, a FIOCRUZ, a ANVISA, a UFMG, a USP e a UNIFES, reunindo em um único espaço na internet a maior coleção de informação em saúde do País, acessível gratuitamente ao público.

O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde contou com a participação de mais de mil participantes de 55 países, em especial países de língua portuguesa, da América Latina e Caribe. O CRICS se constitui atualmente como um dos mais importantes e consolidados congressos internacionais em informação científica e técnica. Sr. Presidente, estarei amanhã em Aracaju representando a Comissão de Ciência e Tecnologia no Seminário sobre Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresa de Base Tecnológica.

Investir em inovação para a ciência e tecnologia é o caminho para o desenvolvimento sustentável do País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a EMBRAPA abriu neste último sábado a exposição Ciência Para a Vida, um evento que mostra como a ciência, a tecnologia e a inovação caminham juntas para o desenvolvimento e a melhoria de vida dos brasileiros. A feira aborda ciência por meio de diversas atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato. Estandes de instituições parceiras da Embrapa e também do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária apresentam trabalhos e resultados de todo o País. Além disso, o Ciência Para a Vida também abre muitas oportunidades de negócios. Afinal, o evento, que ocorre a cada dois anos, desde 1998, tem tradição em reunir parceiros como cooperativas, empresas públicas e privadas que em cada uma de suas edições renovam e ampliam seus clientes e usuários.

É importante dizer que essa feira também está voltada para as crianças. Na mostra Pesquisa e Conhecimento, por exemplo, as crianças podem conhecer, de forma prática e divertida, o trabalho de 41 Unidades da Embrapa, com destaque para a Telinha do Consumidor, onde o visitante toca na tela para conhecer mais de 150 alimentos in natura, entre frutas, verduras, legumes e condimentos. Foram montadas também algumas maquetes de propriedades rurais, com riqueza de detalhes. Uma delas mostra como as florestas podem ser matéria-prima para geração de energia em indústrias, além de ser opção de renda a produtores rurais.
No estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um desenho animado fala da importância do cooperativismo e telões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a formação de fenômenos meteorológicos e também o clima em tempo real.

Estive presente na feira e pude comprovar que o Ciência Para a Vida é um espaço certo, oportuno e a forma dinâmica de mostrar à sociedade o que a Embrapa e algumas instituições de pesquisa têm feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade. O evento segue até o próximo domingo, 28 de setembro, no Parque Estação Biológica da Embrapa, no final da Avenida W3 Norte.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01