*/ Senador de Bras?lia:Exposição da Embrapa: Ciência para a Vida
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :22/09/2008
Exposição da Embrapa: Ciência para a Vida
 

O SR. PRESIDENTE (Mauro Benevides) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg.
S.Exa. fala no Pequeno Expediente e, posteriormente, quer seqüenciar o seu tempo com a indicação de Liderança para fazê-lo também em nome do seu partido.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, vou falar inicialmente apenas no Pequeno Expediente. Se V.Exa. permitir, ocuparei posteriormente o horário de Liderança. Sr. Presidente, espetacular, sensacional, maravilhosa, talvez, Deputado Arnaldo Jardim, esses adjetivos sejam insuficientes para descrever a exposição substantiva mais uma vez apresentada pela EMBRAPA à população brasileira. Refiro-me à exposição denominada Ciência para a Vida, realizada na sede da empresa aqui em Brasília. 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a EMBRAPA consegue se superar a cada ano. E agora inova de forma bastante significativa na difusão e popularização do conhecimento científico e tecnológico. O que tive a oportunidade de ver no sábado, nessa exposição que vai até o próximo domingo, é realmente uma aula de conhecimento científico e tecnológico, uma aula de evolução da agricultura brasileira, do que o País é capaz de produzir quando investe em ciência, tecnologia e inovação.

As 41 unidades da EMBRAPA localizadas em todo o País, juntamente com entidades como universidades e empresas privadas que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, demonstram por que o Brasil está hoje em primeiro plano no que se refere à produção de alimentos, à produção de água e energia. 
A EMBRAPA montou um parque temático no qual demonstra todas as suas principais descobertas e faz simulações bastantes interessantes sobre as mudanças climáticas.

Aos estudantes e brasileiros que tiverem oportunidade devem visitar esta exposição que realmente representa um marco na história da EMBRAPA e do conhecimento científico brasileiro. Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, semana passada, na cidade do Rio de Janeiro, foram realizados eventos que reuniram especialistas para discutir o tema Informação e Conhecimento Científico para a Inovação em Saúde. De 14 a 16 de setembro de 2008, aconteceu a 5ª Reunião da Biblioteca Virtual em Saúde Regional — BVS5 — e no período de 16 a 19 o 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde — CRICS.

Promovido pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde — BIREME/OPAS, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde, as reuniões abordaram o estado da arte e os desafios que os países em desenvolvimento enfrentam, com base na gestão de informação e conhecimento científico, para favorecer a inovação em saúde.

A BVS5 celebrou 10 anos do seu lançamento e operação com uma avaliação coletiva de seus avanços e desafios futuros. Uma série de encontros marcou o início das atividades direcionadas à gestão de informação, conhecimento, evidências e comunicação científica e educação em saúde, contemplando encontros de redes nacionais e globais.

Na solenidade de abertura da 5ª Reunião, a Secretária-Executiva do Ministério da Saúde, Dra. Márcia Bassit, discursou sobre os 20 anos do SUS e os 10 anos da Biblioteca Virtual em Saúde: Avanços e desafios e fez o lançamento do Portal BVS Brasil, de iniciativa do Ministério da Saúde, que mobilizou instituições como CAPES/MEC, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a FAPESP, o CNPq, a FIOCRUZ, a ANVISA, a UFMG, a USP e a UNIFES, reunindo em um único espaço na internet a maior coleção de informação em saúde do País, acessível gratuitamente ao público.

O Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde contou com a participação de mais de mil participantes de 55 países, em especial países de língua portuguesa, da América Latina e Caribe. O CRICS se constitui atualmente como um dos mais importantes e consolidados congressos internacionais em informação científica e técnica. Sr. Presidente, estarei amanhã em Aracaju representando a Comissão de Ciência e Tecnologia no Seminário sobre Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresa de Base Tecnológica.

Investir em inovação para a ciência e tecnologia é o caminho para o desenvolvimento sustentável do País.
Muito obrigado, Sr. Presidente.

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, a EMBRAPA abriu neste último sábado a exposição Ciência Para a Vida, um evento que mostra como a ciência, a tecnologia e a inovação caminham juntas para o desenvolvimento e a melhoria de vida dos brasileiros. A feira aborda ciência por meio de diversas atrações, como exposições, shows, mostra interativa, gastronomia e artesanato. Estandes de instituições parceiras da Embrapa e também do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária apresentam trabalhos e resultados de todo o País. Além disso, o Ciência Para a Vida também abre muitas oportunidades de negócios. Afinal, o evento, que ocorre a cada dois anos, desde 1998, tem tradição em reunir parceiros como cooperativas, empresas públicas e privadas que em cada uma de suas edições renovam e ampliam seus clientes e usuários.

É importante dizer que essa feira também está voltada para as crianças. Na mostra Pesquisa e Conhecimento, por exemplo, as crianças podem conhecer, de forma prática e divertida, o trabalho de 41 Unidades da Embrapa, com destaque para a Telinha do Consumidor, onde o visitante toca na tela para conhecer mais de 150 alimentos in natura, entre frutas, verduras, legumes e condimentos. Foram montadas também algumas maquetes de propriedades rurais, com riqueza de detalhes. Uma delas mostra como as florestas podem ser matéria-prima para geração de energia em indústrias, além de ser opção de renda a produtores rurais.
No estande do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, um desenho animado fala da importância do cooperativismo e telões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram a formação de fenômenos meteorológicos e também o clima em tempo real.

Estive presente na feira e pude comprovar que o Ciência Para a Vida é um espaço certo, oportuno e a forma dinâmica de mostrar à sociedade o que a Embrapa e algumas instituições de pesquisa têm feito para tornar mais saudável a vida no campo e na cidade. O evento segue até o próximo domingo, 28 de setembro, no Parque Estação Biológica da Embrapa, no final da Avenida W3 Norte.

Muito obrigado.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01