*/ Senador de Bras?lia:Construção do Memorial Darcy Ribeiro
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :10/05/2010
Construção do Memorial Darcy Ribeiro
 

O SR. PRESIDENTE (Nilson Mourão) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Deputado Nilson Mourão, quero agradecer a gentileza do meu colega de bancada, Deputado Alberto Fraga, e muito rapidamente registrar a assinatura, hoje pela manhã, de um convênio entre a Fundação Darcy Ribeiro, o Ministério da Cultura e a Universidade de Brasília, que possibilitará a construção do Memorial Darcy Ribeiro, que deverá ser entregue para a comunidade acadêmica, para todo o Distrito Federal e para o Brasil no dia 26 de outubro, data de nascimento do grande professor, educador, antropólogo e etnólogo brasileiro.

Darcy Ribeiro se referia à UNB como a minha querida filha. E não poderia haver local melhor para abrigar todos os seus livros, todo o seu acervo doado para a Fundação Darcy Ribeiro do que a cidade de Brasília e a universidade que ele ajudou a criar.


O evento ocorreu no auditório do Ministério da Cultura e contou com as ilustres presenças do Ministro da Cultura, Sr. Juca Ferreira, que vem desempenhando um papel fantástico na promoção da cultura do nosso País, do Presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Sr. Paulo Ribeiro, do Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Sr. Luiz Dulci, do Reitor da Universidade de Brasília, Sr. José Geraldo, e do querido arquiteto Lelé Filgueiras, autor de um projeto realmente fantástico, que consegue unir no mesmo projeto o formato de uma oca indígena com o de uma nave espacial.

Ao mesmo tempo em que o projeto tem uma raiz na tradição brasileira, na tradição indígena, que foi tão estudada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, ele também tem a visão futurista de uma nave espacial. Realmente é um trabalho arquitetônico belíssimo, ousado, como são as obras do genial arquiteto Lelé Filgueiras.

O Ministério da Cultura investirá 8,5 milhões de reais para a construção do prédio, no campus da UNB, que terá 2 andares e contará com biblioteca, espelho dágua, salas de aula e climatizador natural. Abrigará um acervo de mais de 30 mil exemplares do professor e educador Darcy Ribeiro e de sua primeira esposa, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Haverá ainda um espaço para descanso e apresentações, batizado carinhosamente pelo próprio Darcy Ribeiro de beijódromo. Foi assim que batizou sua obras, ele que ao longo de toda a sua vida procurou aliar conhecimento científico com muita emoção e afetividade.

Além do acervo, também estarão disponíveis documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sarte; obras de arte brasileiras, como quadros de Portinari; e artefatos indígenas dos mais diversos. Atualmente, toda coleção fica na Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Ao grande professor que sempre exaltou seu espírito patriótico não poderia haver homenagem mais justa que contou com o apoio fundamental desses Ministros e do arquiteto Lelé Filgueiras e sensibilizou o Presidente Lula a investir no projeto. 
Para concluir, Sr. Presidente, cito uma frase que reflete um pouco a personalidade e o pensamento de Darcy Ribeiro:

"Estamos nos construindo na luta para o amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidade. Mais generosa, porque aberta a convivência com todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra".

O mestre Darcy Ribeiro, entre várias outras virtudes, tinha a de acreditar no Brasil e no povo brasileiro. E eu tenho convicção, Sr. Presidente, Deputado Nilson Mourão, Sras. e Srs. Deputados, que o mestre Darcy Ribeiro estaria muito feliz se estivesse vivenciando o momento por que passa o País. Recentemente seu grande amigo, o Presidente Lula, foi reconhecido pela revista Time como uma das maiores lideranças do mundo e hoje recebeu da ONU o prêmio Campeão Mundial na Luta contra a Fome".

O País vem reduzindo as suas desigualdades sociais e regionais e sendo cada vez mais respeitado no cenário mundial. Muitos brasileiros, como Darcy Ribeiro, não apenas sonharam com este momento, mas dedicaram grande parte de suas vidas para construir esse novo Brasil que estamos vendo nascer no Governo do Presidente Lula.

Portanto, fica aqui a nossa homenagem ao mestre Darcy Ribeiro. 

O SR. PRESIDENTE (Nilson Mourão) Como V.Exa., ilustre Deputado Rodrigo Rollemberg, considero, do mesmo modo, Darcy Ribeiro um dos maiores intelectuais que a sociedade brasileira já produziu em sua história. 

(PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO GABINETE)

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, tive a oportunidade de participar na manhãde hoje, da assinatura de convênio entre a Fundação Darcy Ribeiro e o Ministério da Cultura que possibilitará a construção do Memorial Darcy Ribeiro, que deverá ser entregue para a comunidade acadêmica e a população em geral, no dia 26 de outubro, data de nascimento do grande professor, educador, antropólogo e etnólogo brasileiro.

O evento ocorreu no auditório do Ministério da Cultura, e contou com a ilustre presença do Ministro Juca Ferreira, do Presidente da Fundação Darcy Ribeiro, Sr. Paulo Ribeiro, além do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Sr. Luiz Dulci e do reitor da Universidade de Brasília, Sr. José Geraldo de Sousa Júnior.

O Ministério da Cultura investirá R$ 8,5 milhões para a construção do prédio, no campus da UnB, que terá dois andares e contará com biblioteca, espelho dágua, salas de aula e climatizador natural. Abrigaráum acervo de mais de 30 mil exemplares do professor e educador e de sua primeira esposa, a antropóloga Berta Gleizer Ribeiro. Haverá ainda um espaço para descanso e apresentações, batizado de beijódromo pelo próprio antropólogo que participou da concepção do projeto um ano antes de falecer em 1997.

Além do acervo, também estarão disponíveis documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e o filósofo francês Jean-Paul Sarte; obras de arte brasileiras, como quadros de Portinari; e artefatos indígenas dos mais diversos. Atualmente, toda coleção fica na Fundação Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro.

Homenagem mais do que justa ao grande professor que sempre exaltou seu espírito patriótico, que com o apoio fundamental do professor Lelé e do Ministro Dulci, sensibilizaram o Presidente Lula a investir no projeto. 

Finalizo com a fala do Ministro Juca Ferreira, em que cita um trecho da obra O Povo Brasileiro do Prof. Darcy Ribeiro:
Estamos nos construindo na luta para o amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma.
Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidade. Mais generosa, porque aberta a convivência com todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra".

Obrigado Sr. Presidente!

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01