*/ Senador de Bras?lia:Informações a respeito da expansão da UnB, escolas técnicas e política
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :25/08/2008
Informações a respeito da expansão da UnB, escolas técnicas e política de cotas
 
O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, é com grande alegria que subo a esta tribuna para parabenizar a Universidade de Brasília (UnB) por seu plano de expansão que já começa a dar os primeiros resultados. Nesta segunda-feira (25/8), os aprovados no 1º vestibular da UnB dos campus de Ceilândia e Gama iniciam suas aulas. Fico muito feliz porque os moradores dessas regiões ficarão mais próximos e poderão ter acesso a uma das principais universidades do Brasil. O primeiro passo dado em direção às outras cidades começou com a criação do campus de Planaltina.

Na Ceilândia, os alunos terão cursos direcionados para a área da saúde. Ao todo, são 240 vagas distribuídas em cinco especialidades (Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão de Saúde e Terapia Ocupacional). Jáno Gama, a UnB irá oferecer o curso de Engenharia, com 240 vagas, e os aprovados poderão escolher entre as especialidades Energia, Eletrônica Automotiva e de Software. Nos três campus (Planaltina, Gama e Ceilândia), serão 560 calouros.

É necessário destacar que o projeto de expansão beneficia também os estudantes das regiões próximas, como Taguatinga, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Samambaia, Brazlândia, Estrutural, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Sobradinho II, Itapoã, Paranoá, Varjão e os municípios goianos de Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Padre Bernardo, Águas Lindas, Formosa e Planaltina de Goiás.

Realmente, o governo do presidente Lula, do qual me alegro em apoiar, está fazendo uma verdadeira revolução na área da educação. Uma das saídas que o governo encontrou para melhorar a qualidade do ensino médio éexpandir as escolas técnicas federais. Como V.Exas. sabem o Ministério da Educação está investindo R$ 750 milhões na construção de 150 escolas técnicas no Brasil, contemplando todos os estados. Quando estiverem concluídas, em 2010, mais de 300 mil vagas terão sido criadas. 

As novas unidades integram a segunda fase do plano de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, política do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A meta do governo federal é chegar a 354 escolas técnicas e cerca de 500 mil matrículas nas instituições federais de educação profissional.
De acordo com o Ministério da Educação, das 150 escolas técnicas anunciadas no lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação, já foram licitadas 104. O presidente Lula pretende inaugurar a maioria em 2009 nas comemorações do centenário da rede federal de educação profissional e tecnológica. 

O Plano de Desenvolvimento da Educação foi uma grande conquista de todos nós, pois conseguiremos aumentar o acesso ao ensino tecnológico em cidades do interior do Brasil e ampliar o número de alunos por professores nas universidades. Sabemos que a qualificação profissional é uma grande reivindicação e uma necessidade deste País. 

No Distrito Federal serão construídas cinco escolas técnicas até 2010, como prevê o plano de expansão da rede federal da educação profissional e tecnológica. Na última quinta-feira (21/8), o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o governador do DF, José Roberto Arruda, assinaram um protocolo de intenções que formalizou a doação dos terrenos das unidades do Plano Piloto, na Asa Norte, quadra 610, e de Taguatinga, na QNM 38.

A Escola Técnica Federal de Brasília será composta por cinco unidades — Planaltina, Plano Piloto, Gama, Samambaia e Taguatinga. Pelas estimativas, as cinco unidades devem gerar 14 mil vagas gratuitas em cursos técnicos, superiores de tecnologia e bacharelados. Cada uma das cinco unidades terá investimentos de R$ 5 milhões. Elas integrarão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, com sede na futura unidade do Plano Piloto. Essas unidades atenderão demandas dos arranjos produtivos do Distrito Federal. 

Gostaria de fazer ainda menção ao projeto arquitetônico da sede, que será referência nacional porque vai investir em acessibilidade e sustentabilidade. Numa área de 40 mil m2 haverá prédios interligados por rampas e elevadores para facilitar o deslocamento de alunos com deficiência. Um sistema específico permitirá refrescar os ambientes e elevar a umidade nos períodos mais quentes e secos. Para a época chuvosa, o projeto prevê a construção de reservatórios de captação de água destinados a abastecer piscinas e descargas e a irrigar jardins. Uma linda obra, sem sombra de dúvidas.

Não poderia deixar de registrar a excelente proposta do governo Lula, a ser votada em breve por esta Casa, que destina 50% das vagas das escolas técnicas e de universidades federais a alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Aqui na Câmara, trabalharei para que o projeto seja aprovado, porque acredito que a política de cotas é um instrumento de inclusão social que dá certo. 

Hoje, o Brasil vive um momento ímpar, no qual investimentos em educação são atrelados ao desenvolvimento econômico e a políticas diferenciadas. Se assegurarmos a todas as pessoas, independente da renda da família ou do local onde mora, uma educação de qualidade, com certeza o nosso País irá progredir cada vez mais.

Muito obrigado.
Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos

Vídeo

 

footer_down_01