*/ Senador de Bras?lia:Decisão do TRE do Amapá devolve mandatos ao casal Capiberibe
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Discursos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :18/11/2010
Decisão do TRE do Amapá devolve mandatos ao casal Capiberibe
 

O SR. PRESIDENTE (Anselmo de Jesus) - Concedo a palavra ao nobre Deputado Rodrigo Rollemberg, para uma Comunicação de Liderança, pelo (Bloco/PSB-PCdoB-PRP), por 5 minutos.

O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco/PSB-DF. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente, prezadas Parlamentares, Deputados e Deputadas desta Casa, eu subo a esta tribuna na tarde de hoje para comentar matérias jornalísticas e decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá, que devolve o mandato de Senador ao Senador Capiberibe, legitimamente eleito pela população do Amapá, e devolve o mandato de Deputada Federal à mais votada do País, legitimamente eleita Deputada pelo Estado do Amapá.

E o faço, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, lembrando que a cassação do Senador Capiberibe e da Deputada Janete Capiberibe foi uma das maiores injustiças cometidas pela Justiça Eleitoral Brasileira.

E agora vem o depoimento de um cidadão que diz que participou de um processo de compra de uma testemunha que testemunhou de forma mentirosa, dizendo que o Senador Capiberibe e a Deputada Janete Capiberibe tinham comprado dois votos por 26 reais cada um. O denunciante conta detalhes da operação e diz que essas pessoas receberam uma casa cada uma para fazer essa denúncia, e que teriam sido contratadas pelo Senador Gilvam Borges.

É absolutamente lamentável. E é muito importante que o Congresso Nacional, o Senado Federal, a justiça eleitoral, a justiça comum tomem todas as providências no sentido de punir de forma exemplar, já que não poderámais devolver os mandatos tirados do Senador Capiberibe e da Deputada Janete Capiberibe, naquele momento. Mas que punam de forma exemplar todos os envolvidos nesse crime terrível que acabou modificando, retirando a vontade do povo do Amapá.

E quero registar que ainda bem que isso aconteceu agora e quero cumprimentar o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá pela decisão tomada de reverter essa questão, porque, por incrível que pareça, o Senador Capiberibe e a Deputada Janete Capiberibe, eleitos por uma votação extremamente significativa no Estado do Amapá, estavam correndo o risco de perderem mais um mandato de 4 anos, no caso da Deputada Janete, e de oito anos, no caso do Senador Capiberibe, em função daquela condenação anterior. E agora o Tribunal Regional Eleitoral modifica essa decisão.

Tenho convicção absoluta de que o Tribunal Superior Eleitoral vai corrigir definitivamente essa questão, garantindo a vontade do povo do Estado do Amapá.

É importante ressaltar que o Senador Capiberibe foi um Senador brilhante. É autor, Deputado Cleber Verde, de uma das leis mais importantes que este País aprovou ultimamente, que esta Câmara aprovou no ano passado e que eu tive a honra de priorizar, como Líder da bancada do PSB, a Lei da Transparência, que obriga os Governos Federal, Estaduais, Municipais, os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a colocarem todas as suas contas na Internet, em tempo real, para controle pela população, contribuindo com isso para o combate à corrupção.

E é importante ressaltar que, como Governador do Estado do Amapá, o ex-Governador Capiberibe implementou essa experiência extremamente bem sucedida.

Portanto, quero cumprimentar o Senado Capiberibe, cumprimentar a Deputada Janete Capiberibe, cumprimentar o povo do Amapá, que neste momento deve-se sentir aliviado com a decisão da Justiça, com a recuperação dos mandatos do seu Senador e de sua Deputada.

Para nós do PSB será uma honra e um orgulho muito grande poder conviver com o Senador Capiberibe lá no Senado — agora a bancada do PSB passa a ter 4 Senadores — e com a Deputada Janete Capiberibe. E a bancada do PSBpassa a ter 35 Deputados Federais, o que mostra o grande desempenho do partido, já que também elegemos 6 Governadores e 73 Deputados Estaduais na última eleição.

Portanto, quero congratular-me com o povo do Amapá e manifestar, mais uma vez, a minha solidariedade ao Senador Capiberibe e à Deputada Janete Capiberibe, que vão poder honrar e defender verdadeiramente os interesses do povo do Amapá no Congresso Nacional, aqui na Câmara dos Deputados e lá no Senado Federal.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Fonte:
 
 
fazer comentario comentários
imprimir

 

Mais Discurso
A FACA DO FAC - [29/04/2014]
Dia do Artesão - [19/03/2014]

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg
Meio Ambiente
Números de relatório sobre mudança climática do IPCC são alarmantes, alerta Rollemberg
PSB
Rollemberg explica posição do PSB em relação à CPI da Petrobras
Distrito Federal
Senador alerta para risco de criação de novas cidades no DF
Cidadania
Rollemberg defende regulamentação profissional de artesãos
Copa do Mundo
Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília

Vídeo

 

footer_down_01