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Atualizado em :15/09/2009

Educação básica no Brasil: alguns dados alarmantes

Rollemberg inicia série de artigos sobre a situação e os desafios da educação no Brasil

Este é o primeiro de uma série de artigos que publicarei neste espaço sobre a situação atual e os desafios da educação básica no Brasil.

Entre os anos de 1930 e 1980, nosso país se urbanizou e industrializou em ritmo acelerado, o que propiciou a melhoria de uma série de indicadores sociais e econômicos. Esse processo, entretanto, não apresentou somente virtudes, mas também defeitos importantes, entre os quais uma significativa degradação do meio ambiente e o desenvolvimento insuficiente do setor educacional.

Quanto aos danos ambientais, eles foram semelhantes aos que ocorreram em todo o mundo, não se podendo imputar ao modelo brasileiro um caráter particularmente poluidor e devastador. O descaso com a educação, porém, não foi comum a todos os países, o que se manifesta no fato de haver hoje países com renda per capita próxima à nossa que exibem um quadro educacional sensivelmente superior, resultado de investimentos feitos décadas atrás.


Essa diferença pode ser percebida, por exemplo, quando se analisa comparativamente o desempenho de estudantes brasileiros em testes internacionais, como o Programa Internacional para Avaliação de Alunos (PISA), realizado com jovens de 15 anos, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O PISA conta com a participação dos 30 países membros da OCDE, quase todos de alta renda per capita, e 27 países convidados, entre os quais diversos de média renda per capita. São aplicados três testes: Matemática, Ciências e Leitura.

No desempenho em Ciências, do PISA de 2006, para se tomar apenas um caso como base de comparação, a média do Brasil foi inferior às médias de Hungria, Turquia, Uruguai, Tailândia, Romênia, Bulgária, Chile, México, Argentina, entre outros. A colocação dos nossos estudantes em Matemática, Ciências e Leitura, considerados os estudantes dos 57 países participantes, foi respectivamente: 54.º, 52.º e 49.º. O PISA revela uma situação estarrecedora: a compreensão de leitura dos jovens brasileiros com maior desempenho é inferior à dos jovens europeus com menor desempenho. Isso significa que os filhos da elite brasileira entendem menos o que está escrito que os filhos dos operários europeus.

Outros dados, agora estritamente internos e referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, são fornecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação Básica (SAEB). De acordo com esse sistema, os alunos são avaliados por amostragem na 4.ª e na 8.ª série do ensino fundamental e na 3.ª série do ensino médio. Em Língua Portuguesa, o SAEB de 2007 indicou que apenas 28% dos alunos da 4.ª série do ensino fundamental tiveram desempenho compatível com a série cursada; para os alunos da 8.ª série, esse percentual foi de 21%; e na 3.ª série do ensino médio, de 25%. Já em Matemática, os percentuais de alunos com desempenho compatível com a 4.ª e a 8.ª série do ensino fundamental e a 3.ª série do ensino médio foram respectivamente os seguintes: 24%, 14% e 10%.

Esses dados, apesar de bastante sintéticos, são suficientes para fornecer uma primeira visão acerca dos imensos obstáculos que temos pela frente para construir um sistema educacional de qualidade, acessível a todo o povo brasileiro.
Nos próximos artigos, abordarei, além de outros aspectos da questão educacional em nosso país, o esforço realizado nos últimos 15 anos para recuperar o tempo perdido, alguns resultados obtidos e propostas para enfrentar os novos desafios.


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