*/
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Artigos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :15/09/2009

Educação básica no Brasil: alguns dados alarmantes

Rollemberg inicia série de artigos sobre a situação e os desafios da educação no Brasil

Este é o primeiro de uma série de artigos que publicarei neste espaço sobre a situação atual e os desafios da educação básica no Brasil.

Entre os anos de 1930 e 1980, nosso país se urbanizou e industrializou em ritmo acelerado, o que propiciou a melhoria de uma série de indicadores sociais e econômicos. Esse processo, entretanto, não apresentou somente virtudes, mas também defeitos importantes, entre os quais uma significativa degradação do meio ambiente e o desenvolvimento insuficiente do setor educacional.

Quanto aos danos ambientais, eles foram semelhantes aos que ocorreram em todo o mundo, não se podendo imputar ao modelo brasileiro um caráter particularmente poluidor e devastador. O descaso com a educação, porém, não foi comum a todos os países, o que se manifesta no fato de haver hoje países com renda per capita próxima à nossa que exibem um quadro educacional sensivelmente superior, resultado de investimentos feitos décadas atrás.


Essa diferença pode ser percebida, por exemplo, quando se analisa comparativamente o desempenho de estudantes brasileiros em testes internacionais, como o Programa Internacional para Avaliação de Alunos (PISA), realizado com jovens de 15 anos, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O PISA conta com a participação dos 30 países membros da OCDE, quase todos de alta renda per capita, e 27 países convidados, entre os quais diversos de média renda per capita. São aplicados três testes: Matemática, Ciências e Leitura.

No desempenho em Ciências, do PISA de 2006, para se tomar apenas um caso como base de comparação, a média do Brasil foi inferior às médias de Hungria, Turquia, Uruguai, Tailândia, Romênia, Bulgária, Chile, México, Argentina, entre outros. A colocação dos nossos estudantes em Matemática, Ciências e Leitura, considerados os estudantes dos 57 países participantes, foi respectivamente: 54.º, 52.º e 49.º. O PISA revela uma situação estarrecedora: a compreensão de leitura dos jovens brasileiros com maior desempenho é inferior à dos jovens europeus com menor desempenho. Isso significa que os filhos da elite brasileira entendem menos o que está escrito que os filhos dos operários europeus.

Outros dados, agora estritamente internos e referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, são fornecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação Básica (SAEB). De acordo com esse sistema, os alunos são avaliados por amostragem na 4.ª e na 8.ª série do ensino fundamental e na 3.ª série do ensino médio. Em Língua Portuguesa, o SAEB de 2007 indicou que apenas 28% dos alunos da 4.ª série do ensino fundamental tiveram desempenho compatível com a série cursada; para os alunos da 8.ª série, esse percentual foi de 21%; e na 3.ª série do ensino médio, de 25%. Já em Matemática, os percentuais de alunos com desempenho compatível com a 4.ª e a 8.ª série do ensino fundamental e a 3.ª série do ensino médio foram respectivamente os seguintes: 24%, 14% e 10%.

Esses dados, apesar de bastante sintéticos, são suficientes para fornecer uma primeira visão acerca dos imensos obstáculos que temos pela frente para construir um sistema educacional de qualidade, acessível a todo o povo brasileiro.
Nos próximos artigos, abordarei, além de outros aspectos da questão educacional em nosso país, o esforço realizado nos últimos 15 anos para recuperar o tempo perdido, alguns resultados obtidos e propostas para enfrentar os novos desafios.


Fonte:


fazer comentario comentários
imprimir
Compartilhe

 

Mais Artigos

 
   Últimas Notícias
Cidadania
Rollemberg cobra nomeação de aprovados em concurso do Senado
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma

Vídeo

 

footer_down_01