*/
 
http://twitter.com/rollembergpsb http://www.facebook.com/pages/Rodrigo-Rollemberg/211341845581927 http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=3314995351568856873 http://www.youtube.com/rollembergpsb http://www.flickr.com/photos/rodrigorollemberg
 
Artigos
         
Tamanho do texto
Atualizado em :08/06/2009

Uma vitória da democracia

Deputado aponta os problemas da chamada lista pré-ordenada, também conhecida como lista fechada

Desde o início do debate sobre a reforma política, sustento uma tese: uma mudança na qualidade da política brasileira passa por uma mudança na qualidade dos partidos. Em termos mais objetivos: para aumentar sua credibilidade perante a população, os partidos precisam elevar seus padrões éticos e programáticos.

Nesse sentido, qualquer alteração de nosso sistema político-eleitoral deve zelar por três aspectos fundamentais: os mecanismos de renovação da participação, a pluralidade ideológica e o respeito à vontade popular. Esses são antídotos poderosos contra as tendências à acomodação e à esclerose no ambiente político.

Entre todas as propostas apresentadas, uma, particularmente, atenta contra esse ideal: a chamada lista pré-ordenada, também conhecida como lista fechada. Seus principais problemas são: a) reforça o poder das burocracias partidárias, que têm o poder de decidir a ordem dos candidatos na lista, em detrimento de novas lideranças; b) inviabiliza os pequenos e médios partidos que, nas coligações com os grandes partidos, não têm meios de fazer com que seus candidatos figurem em posição favorável na lista; c) enfraquece o voto popular, pois retira do eleitor o direito de escolher o candidato de sua preferência.

Graças à mobilização decidida de um conjunto de partidos da base aliada do governo, conduzida pela Liderança do PSB, a proposta de lista fechada encontra-se, hoje, praticamente descartada.

Uma autêntica Reforma Política deve emergir de um processo consistente, devidamente preparado para esse fim, o que um ano pré-eleitoral não tem condições de oferecer. Uma revisão constitucional, a partir de 2011, voltada exclusivamente a essa questão parece a alternativa mais responsável e promissora.


Fonte:


fazer comentario comentários
imprimir
Compartilhe

 

Mais Artigos

 
   Últimas Notícias
Pesquisas
Rollemberg comenta pesquisa que aponta insatisfação dos brasileiros com questões básicas
Distrito Federal
Ministério Público e pesquisadores defendem manutenção da área da Embrapa Cerrados
Cidadania
Senado debate ameaça de retirada da Embrapa Cerrados
Política
PSB e Rede apresentam diretrizes de programa de governo para o DF
Ciência e Tecnologia
Embrapa inaugura Banco Genético e comemora os 41 anos da empresa
Política
Elogios a decisão do STF sobre CPI exclusiva para Petrobras
Distrito Federal
Rollemberg lembra aniversário de Brasília e prega o fim da desigualdade no DF
Política
Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Cidadania
Rollemberg: Datafolha revela declínio econômico resultante dos erros de Dilma
Educação
CPI com investigação ampla enfraquece o Legislativo, afirma Rollemberg

Vídeo

 

footer_down_01